29 de junho de 2022 Atualizado 21:50

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Moda e Estilo

Dossiê das pastilhas

Tudo o que você precisa saber para decorar a casa: Cerâmica Atlas traz dicas e curiosidades sobre as pastilhas de porcelana

Por Karina Monteiro - Dc33 Comunicação

07 de maio de 2022, às 10h03 • Última atualização em 07 de maio de 2022, às 10h04

Você sabia que o brasileiro tem uma relação de carinho com as pastilhas? Afinal há décadas elas estão presentes nas fachadas e na decoração interna das residências, que traz uma memória afetiva para quem já morou em um imóvel revestido por essas peças. Ano após ano, esses produtos vêm se reinventando e acompanhando as principais tendências dos segmentos de arquitetura e decoração. Por isso, a Cerâmica Atlas, líder na fabricação de pastilhas de porcelana, apresenta informações importantes e curiosidades para quem deseja saber mais sobre o assunto!

No início, as pastilhas eram muito utilizadas em detalhes e mosaicos. Com o passar do tempo, elas ganharam força e avançaram para diversos ambientes do lar. Atualmente, é muito comum ver projetos de banheiros, cozinhas, áreas gourmets e piscinas, sem contar inúmeras fachadas de edifícios comerciais e residenciais e arenas esportivas. Até mesmo as áreas sociais estão recebendo a presença de pastilhas, a partir da customização, que pode deixar uma parede ou um móvel completamente transformado!

Pastilhas Una (SG8443), no formato 5x5cm, em projeto de Maurício Nóbrega Foto de Edson Ferreira – Foto: Edson Ferreira
Diferentes modelos Pastilha Tejo (B11418), de 5cm x 5cm e Ártico (M6249), no formato hexagonal – Foto: Projeto de Carina Dal Fabbro e Fotos de Luis Gomes

Tipos de pastilhas

No mercado existem as pastilhas de porcelana, cerâmica e vidro. As principais diferenças entre elas estão relacionadas à composição de matéria prima e processo produtivo. A pastilha de porcelana costuma ser a mais vantajosa, em razão da pouca absorção de água (menor que 0,5%), além da indicação de uso para fachadas, pisos, churrasqueiras, saunas e piscinas. Há também uma gama enorme de cores únicas, reativas e tipos de acabamento disponíveis.

As pastilhas de porcelana podem ser usadas em praticamente todos os ambientes, entre eles: saunas, piscinas, churrasqueiras, fachadas, paredes, pisos internos e externos. Porém, como cada modelo tem a sua particularidade técnica, é imprescindível se atentar a indicação de uso e ao desempenho de cada um deles, para então escolher o local correto de aplicação.

Desenhos formados com a composição das pastilhas hexagonais – Ártico (M6249), Preto (M4337) e Aveiro (M12200) – Foto: Carlos Piratininga

Dimensões

As pastilhas estão disponíveis nos mais variados formatos para atender todos os tipos de necessidades. Por exemplo, no caso da Cerâmica Atlas, atualmente estão em linha os seguintes tamanhos: 2,5cm x 2,5cm; hexagonal (2,65 cm); 2,5cm x 5cm e 5cm x 5 cm. Devido às características e o espaço de rejunte de cada formato, cada pastilha tem a sua medida padrão de placa.

Customização e personalização

A customização resume-se em trazer para o projeto algum detalhe que o deixe único e de acordo com as suas preferências. Quem compra as pastilhas em butiques ou lojas especializadas pode perceber que elas vêm unidas por pontos de cola (sistema Drop-System), formando placas e, assim, agilizando a instalação em pisos e paredes. A personalização consiste em ‘desmontar’ a placa, depois do projeto bem definido, e retirar as pastilhas para um trabalho artesanal, em que elas serão colocadas uma a uma até formar um desenho específico. Para que o resultado fique conforme o desejado, o ideal é buscar profissionais experientes nesse tipo de serviço manual.

Processo de customização das pastilhas – Foto: Divulgação Cerâmica Atlas

Argamassas e rejuntes

Em razão das pastilhas de porcelana apresentarem baixo índice de porosidade em sua composição, se faz necessária a utilização de argamassas com aditivos químicos específicos na sua formulação. O intuito é garantir a ancoragem química com o substrato. Desta forma, a recomendação da Atlas é pelo uso de argamassas tipo classe AC III específica para o tipo de ambiente a ser aplicado. Na condição técnica do rejunte, a indicação é por rejuntes “flexíveis” específicos para o tipo de espaço revestido.

Cantoneiras

Visando atender as necessidades de projetos especiais e a norma NBR 10339/2018 de piscinas, a Cerâmica Atlas desenvolveu as cantoneiras e cantos, que são peças especiais de acabamento. Esses produtos oferecem um diferencial estético personalizado, além de representarem um elemento de proteção, proporcionando maior segurança aos usuários ao eliminarem as famosas “quinas vivas”.

Pastilhas Juqueí (SG8442) e (Una-SG-8443) em projeto do Studio Denise Zuba – Foto: Edgard César

Escolha certa

É importante escolher a pastilha, sempre levando em consideração a indicação de uso do produto. O ideal é ter a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores nessa etapa, para que o cômodo tenha harmonia total com os desejos do cliente.

Aplicação

Por se tratar de um produto de alta qualidade e rico em detalhes, a recomendação é sempre contratar profissionais que tenham experiência na aplicação de pastilhas, especialmente nos casos em que são criados desenhos específicos ou customizações.

Pastilhas Ardósia (SG8406), no formato 2,5cm x 2,5cm, em projeto do Estúdio Cipó e Danilo Hideki – Foto: Júlia Ribeiro

Principais cuidados

Para a limpeza e manutenção de suas peças, a marca recomenda a utilização de detergente neutro.

Nunca utilize produtos que contenham ácido fluorídrico em sua composição (independente de sua concentração), pois poderão atacar corrosivamente todo e qualquer tipo de revestimento cerâmico e rejunte.

Durante a limpeza, não use palha de aço. Essa ação poderá ocasionar danos à superfície do produto e, consequentemente, afetar o rejunte.

Pastilhas Hydra (B9924) e Cromo (B2154), no formato 5cm x 5cm, em projeto de Vanessa Quatrino – Foto: Luis Gomes

O que vem por aí!

O mercado de pastilhas está repleto de novidades, com produtos em alta definição, esmaltes reativos especiais, acabamento com superfície em relevo e pastilhas antiderrapantes para utilização em prainhas, bordas e locais úmidos.

Publicidade