15 de abril de 2024 Atualizado 23:49

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Diferentes

Receitas de hambúrgueres artesanais saudáveis

Mais Sabor ensina a preparar hambúrgueres e acompanhamentos criados pelos alunos de Nutrição da FAM em evento que contou com banca de jurados

Por Danilo Reenlsober

01 de junho de 2019, às 09h12

Foto: Marcelo Rocha_O Liberal
Estudantes do curso de Nutrição da FAM (Faculdade de Americana) durante competição para produzir hambúrguer

O dia do hambúrguer, celebrado no dia 28 de maio, foi comemorado com uma competição saborosa: os alunos do curso de Nutrição da FAM (Faculdade de Americana) desenvolveram receitas diferentes de hambúrguer, que foram submetidos a votação de um júri, do qual o Mais Sabor fez parte.

Foi uma grande brincadeira, mas uma brincadeira séria: dos cinco pratos servidos, o vencedor – um hambúrguer de costela, queijo coalho e molho pesto – fará parte do cardápio da Black Lab Sandwich Shop. “Foi uma ideia legal e o resultado foi muito bacana. Os alunos fizeram hambúrgueres diferentes e gostosos”, disse um dos proprietários da hamburgueria, Lucas Cortes.

Já a coordenadora e professora do curso, Mabel Córdoba, ressaltou que a ideia do evento também foi a de mostrar que o hambúrguer, sempre “vilão” das dietas, também pode ser um prato saudável. “Uma proposta foi de carne bovina, mas tivemos quatro propostas totalmente diferentes”, observou.

Foram produzidos hambúrgueres com ingredientes pouco convencionais para esse tipo produto: com de feijão e de berinjela. Se você ficou com vontade de experimentar, o Mais Sabor traz o passo a passo desses pratos, além de acompanhamentos para deixar o lanche ainda mais gostoso.

Foto: Marcelo Rocha_O Liberal
Hambúrguer de feijão-preto com aveia em flocos finos

Hambúrguer de feijão-preto

Ingredientes

140g de feijão-preto cru
1 batata pequena
1 cebola pequena bem picada
2 dentes alho médios bem picados
1 colher (sopa) de orégano desidratado
2 colheres (sopa) de azeite
40g de aveia em flocos finos (ou até dar liga)
200g de farinha de trigo
200g de farinha de rosca
1 xícara (chá) de bebida de soja
Salsinha picada a gosto
Suco de meio limão
Pimenta moída a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o feijão-preto cru em uma vasilha, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas. Cozinhe o feijão por, aproximadamente, 20 minutos após a panela pegar pressão. Cozinhe a batata até ficar macia e depois retire do fogo escorra, amasse e reserve. Escorra todo o caldo do feijão e coloque em uma vasilha.

Amasse com um garfo, e, se você quiser, pode deixar alguns grãos inteiros para dar mais textura ao hambúrguer. Adicione a cebola, o alho, o orégano, o suco de limão, o azeite, a salsinha picada, a batata tempere com sal e pimenta a gosto e misture.

Acrescente a aveia. Misture bem e, caso necessário, adicione mais aveia, até a massa ficar modelável. Para empanar passe na bebida de soja, na farinha de trigo e na farinha de rosca, repita o processo. Coloque em uma panela, o óleo suficiente para a fritura e aqueça, frite dos dois lados até que fique bem douradinhos. Coloque sobe papel toalha e só montar o seu lanche com o hambúrguer.

Acompanhamento: Maionese de abacate

Ingredientes
400g de poupa de abacate maduro
½ xícara (chá) de azeite
Salsinha a gosto
Suco de 1 limão
1 dente de alho
Sal a gosto

Modo de preparo

Em um liquidificador coloque o abacate, a salsinha picada, o suco de limão, tempere com sal a gosto e o alho. Bata e adicione cerca de ½ xícara de azeite aos poucos, até obter uma textura de maionese. Caso necessário auxilie com uma colher. Se quiser, adicione mais tempero de sua preferência.

Foto: Marcelo Rocha_O Liberal
Hambúrguer de feijão e beterraba ralada com aveia em flocos

Hambúrguer de feijão e beterraba

Ingredientes
1 xícara de chá de feijão-preto cru
1/4 da unidade de beterraba ralada
1/3 de xícara (chá) de aveia em flocos
1/3 de xícara (chá) de cebola bem picada
2 dentes de alho médios bem picados
1 colher (sopa) de orégano desidratado
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
1 colher (sopa) de suco de limão
Sal a gosto
Pimenta de molho a gosto

Modo de preparo:

Coloque o feijão-preto cru em uma vasilha, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave, coloque em uma panela de pressão e cubra com 2 dedos de água.

Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos depois que pegar pressão e desligue. Retire o feijão cozido com o auxílio de uma escumadeira (deixe escorrer todo o caldo, para o hambúrguer não pedir muita aveia depois, o que atrapalhará no sabor) e coloque em uma vasilha.

Amasse com um garfo, e, se você quiser, pode deixar alguns grãos inteiros para dar mais textura ao hambúrguer. Adicione a cebola, alho, orégano, suco de limão, azeite, cheiro-verde, tempere com sal e pimenta a gosto e misture.

Adicione a aveia. Misture bem e caso necessário adicione mais aveia, até a massa ficar modelável. Modele hambúrgueres e frite em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite, em fogo médio, até os dois lados ficarem bem douradinhos.

Acompanhamento: Queijo vegano de couve-flor

Ingredientes:
1 cabeça de couve flor
100g de polvilho azedo
100g de polvilho doce
½ xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) rasa de sal

Modo de preparo

Cozinhe a couve flor até ficar macia e bata em liquidificador até virar um purê (se necessário, coloque um pouco da água do cozimento para ajudar a bater). Separe 2 xícaras desse purê.

Coloque o purê em uma panela com ½ xícara de azeite, o sal e o polvilho e mexa para homogeneizar. Deixe cozinhar até engrossar e soltar bem da panela (fica bem grosso e pesado). Desligue o fogo e coloque em um recipiente para dar forma ao queijo, deixar esfriar e servir em fatias.

Foto: Marcelo Rocha_O Liberal
Hambúrguer de berinjela com queijo parmesão ralado

Hambúrguer de berinjela

Ingredientes

5 xícaras (chá) de berinjela picada
1 ovo
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 1/2 cebola ralada
2 dentes de alho picado
Sal a gosto
Salsinha a gosto
Queijo muçarela

Modo de preparo

Cozinhe a berinjela na água com sal, até ela ficar mais molinha, cerca de 8 a 10 minutos. Amasse a berinjela e misture com os demais ingredientes até formar uma mistura homogênea. Saltear o hambúrguer com um fio de óleo em fogo alto, depois que ficar moreno, colocar em fogo baixo e adicionar o queijo muçarela. Espere até o queijo derreter. Para a montagem é necessário saltear o pão australiano para que ele fique macio e crocante.

Acompanhamento: Molho de manjericão

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite
2 dentes de alho
Óleo a gosto
Salsinha a gosto
Manjericão a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

Para o molho, bata o leite, o alho, o manjericão, a salsinha e o sal, adicionar o óleo aos poucos com o liquidificador ligado até engrossar.

Foto: Marcelo Rocha_O Liberal
Hambúrguer de arroz e brócolis com cenoura e cebolinha

Hambúrguer de arroz e brócolis

Ingredientes

2 colheres (sopa) cheias de cenoura picada ou ralada
3 colheres (sopa) cheias de arroz cozido com sal
1 colher (sopa) cheia de brócolis cozido picado
1 colher (sopa) cheia de cebolinha
50ml de água
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 pitadas de sal

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata a cenoura, o arroz, o brócolis, a cebolinha e a água. Depois, escorra o conteúdo líquido e leve até um recipiente, adicionando o trigo e o sal. Misture até formar uma massa homogênea. Em uma frigideira, adicione um pouco de azeite e coloque a massa do hambúrguer, moldando para que obtenha formato. Após frito, adicionar o molho, a rúcula e o queijo.

Acompanhamento: Molho de shoyu

Ingredientes
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de azeite
1 pitada de mostarda
1 colher (chá) de trigo
50ml água
1 pitada de sal

Modo de preparo

Em uma panela, adicione o shoyu, o azeite, a mostarda, o trigo, a água e o sal. Misture até levantar fervura e formar um molho mais “grosso”.

Foto: Marcelo Rocha_O Liberal
Hambúrguer de costela bovina foi escolhido pelos jurados como a melhor receita artesanal

Hambúrguer de costela

Ingredientes

720g de costela bovina moída
Sal
Pimenta-do-reino
Páprica

Modo de preparo

Bata bem a carne para que o ar saia e a carne se misture bem com a gordura. Quanto mais batida, mais firme o hambúrguer ficará e assim não irá se desmanchar durante a degustação.

Modele os hambúrgueres com cerca de 1,5 cm a 2 cm de altura e sele de ambos os lados em uma frigideira antiaderente. A receita rende quatro hambúrgueres de 180g cada.

MONTAGEM. Use pão brioche, queijo coalho, tomate, agrião e molho pesto. Sirva maionese de tomate seco à parte (veja receita).

Dica. Para fazer o molho pesto você vai usar 1 dente de alho, 4 castanhas-do-pará, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão, 10 a 12 colheres (sopa) de azeite, 15g de manjericão e sal. Bata todos os ingredientes.

Acompanhamento: Maionese de tomate seco

Ingredientes
1 ovo
1/2 dente de alho
1/2 colher (sopa) de salsinha
6 a 7 tomates secos
Sal
3 colheres (sopa) de suco de limão
Óleo

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente o óleo até atingir a consistência desejada. Sirva em seguida.

Publicidade