08 de maio de 2024 Atualizado 00:04

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Plantas & Cia

Ervas aromáticas em vasos; veja oito dicas para acertar no cultivo

Transforme um espaço iluminado em um local para cultivo de ervas aromáticas em vasos

Por Marina Zanaki

03 de março de 2023, às 11h31

O sabor e o aroma das ervas aromáticas frescas fazem toda a diferença na culinária. Mas ao contrário do que muita gente pensa, uma horta de temperos não é exclusividade de quem mora em uma casa com quintal.

A paisagista Fernanda Dagrela deu dicas de como criar e cultivar uma horta aromática em vasos, aproveitando qualquer espaço disponível em casa ou no apartamento. Uma das principais dicas é regar com abundância e garantir que a planta receba luz solar. 

Ervas aromáticas podem ser cultivadas em vasos ou jardineiras, mas é preciso observar se há furos para o excesso de água escorrer – Foto: Adobe Stock

Aprenda com as orientações da paisagista

Regue em abundância: O principal erro de quem tenta cultivar essas espécies em apartamento é a falta de água. Não basta apenas molhar a superfície, é preciso umidificar toda a terra. A paisagista recomenda molhar no final da tarde em dias mais quentes e no início da manhã quando o tempo está mais ameno.
A regra é molhar todos os dias, mas plantas que ficam muito expostas ao Sol ou em épocas com temperaturas muito altas demandam duas regas diárias.

Instale em um local que receba Sol: O mínimo recomendado são três horas de exposição diária, mas a paisagista disse que o ideal são de quatro a seis horas de Sol para as plantinhas conseguirem fazer todo seu processo de fotossíntese.

Atenção à terra: O substrato onde a erva vai crescer é um dos maiores segredos para uma horta bonita e saudável. Fernanda recomenda terras com bastante matéria orgânica. “Hoje já se vendem substratos prontos, pode sempre escolher terra mais escura e onde consegue ver matéria orgânica”, explicou a especialista.

Adubar é essencial: Uma adubação correta contribui para uma horta saudável e longeva. Ela recomenda húmus de minhoca, bokashi, esterco animal bem seco e curtido, além de opções caseiras, como cascas de ovos limpas e trituradas, ou então borras de café secas. Os adubos orgânicos devem ser usados a cada dois meses. Já a adubação inorgânica, que usa o fertilizante NPK 10x10x10, usado diluído na água da rega, pode ser aplicado a cada 15 dias.

Prefira mudas: Para começar sua horta de apartamento, prefira mudas ao invés de sementes. É interessante escolher as que estão mais desenvolvidas, que vão sentir menos o replantio. “Indico mudinhas pois o processo de jardinação é longo, e é legal ter bastante espaço para acompanhar esse desenvolvimento, então para as sementes é mais legal um canteiro direto no solo”, sugeriu Fernanda.

Observe o torrão da muda: A terra onde a muda vem, chamada de torrão, também pode ser determinante no sucesso da horta e é um indicativo da saúde da planta. Fernanda indica observar se a terra não está muito dura e compactada. Além disso, o ideal é que tenha uma cor mais escura e não avermelhada.

Cuidado ao misturar espécies: Apenas a hortelã não deve ser misturada com outras espécies. “A hortelã se alastra demais, então se você plantar com outra, ele pode acabar tomando o espaço da planta e uma delas vai acabar morrendo. Mas tirando essa, as outras podem ser plantadas juntas”, orientou Fernanda.

Evite frustrações: A última dica de Fernanda é na verdade uma revelação sobre o ciclo de vida de ervas aromáticas em hortas de apartamento. Espécies como o coentro, o orégano e o tomilho resistem cerca de seis meses. Cebolinha e salsinha também param de brotar mais ou menos nesse período. Já o alecrim e o manjericão vivem de um ano a 18 meses. A hortelã vive uma fase boa nos meses frios e costuma perecer nos meses quentes, mas volta novamente à vida com a mudança de estação. “Isso é normal, as pessoas não precisam achar que não levam jeito, é o ciclo natural da planta mesmo. Ervas e temperos uma ou duas vezes por ano precisarão ser replantadas, e está tudo bem”, garantiu Fernanda.

Publicidade