21 de setembro de 2020 Atualizado 12:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Desenvolvimento

Por que brincar com bonecas é importante

Bonecas são uma representação da própria criança e permitem que ela compreenda melhor a si mesma, as pessoas e o ambiente ao seu redor

Por Redação

18 jul 2020 às 10:36

As bonecas são um dos brinquedos mais antigos e populares já criados. As primeiras bonecas documentadas são originárias de civilizações antigas do Egito, Grécia e Roma. O motivo do brinquedo ter resistido tão bem ao tempo é simples: bonecas são uma representação da própria criança e permitem que ela compreenda melhor a si mesma, as pessoas e o ambiente ao seu redor.

Segundo o artigo publicado por Sandra Russ, PhD em psicologia clínica pela Universidade de Pittsburgh, brincar é o modo como as crianças começam a entender o mundo. A brincadeira com bonecas desenvolve a habilidade de cuidar.

A busca pela similaridade das bonecas com os bebês de verdade deu fruto às bonecas Bebês Reborn que têm parte ou todo o seu corpo feitos artesanalmente com traços extremamente realistas – Foto: Divulgação

Quando alimentam, carregam e cuidam de uma boneca, as crianças estão praticando cuidar de um ente querido. Elas podem estar reproduzindo como se lembram de serem tratadas quando menores, ou como veem os adultos ao seu redor cuidando de outras crianças. Praticar esses eventos cotidianos podem ajudá-las a ter mais empatia e compaixão.

Elas também podem ser amigas e companheiras. Esses brinquedos permitem que as crianças expressem sua criatividade e podem inspirar outras crianças tímidas a se relacionarem melhor com seus colegas quando estão brincando juntas.

Além disso, esse tipo de brincadeira pode ser uma importante ferramenta para o amadurecimento da fala e linguagem. As crianças podem praticar e aprender diferentes tipos de palavras para cores, tamanhos, posições, ações e sentimentos. Simular a alimentação, banho e hora de dormir oferece a oportunidade para que os pequenos aprendam nomes de partes do corpo, roupas e utensílios de cozinha.

As habilidades motoras e de autoajuda podem ser igualmente beneficiadas. Lidar com botões e zíperes são mais fáceis para as crianças quando praticam em suas bonecas. A hora da alimentação pode ser útil para que aprendam a segurar e usar utensílios como colheres, garfos, copos e pratos. As crianças também podem aprender a utilizar o banheiro com mais rapidez quando encenam com seus brinquedos.

IRMÃOS
Brincar com bonecas também pode ser uma boa alternativa para as crianças se prepararem para o nascimento de um irmão. Através delas, os pais podem ensinar como tocar e cuidar apropriadamente dos recém-nascidos.

Quando o bebê nasce, a criança pode cuidar do seu brinquedo ao mesmo tempo que os pais cuidam do bebê. Ter sua própria atividade e ainda assim se sentir conectada pode ajudá-la a lidar melhor com um novo membro na família.

O impacto que têm no desenvolvimento emocional ocorre no começo da infância. Esse tipo de brinquedo pode ensinar aos pequenos habilidades que serão utilizadas por toda a vida. Por isso, introduzi-las às crianças logo cedo é uma ótima estratégia para ajudá-las a conquistar e expandir habilidades essenciais como cuidado e responsabilidade.

Fonte: https://www.unidoll.com.br/

Publicidade