07 de agosto de 2020 Atualizado 19:23

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Cuidados

Higienização de frutas, verduras e legumes

Professores do curso de Nutrição da Uninter esclarecem dúvidas sobre o melhor procedimento

Por Redação

04 jul 2020 às 09:04

Os cuidados com a higiene na manipulação dos alimentos são fundamentais para controlar a contaminação com micro-organismos e evitar doenças. Essas precauções devem fazer parte da rotina de todas as famílias e estabelecimentos, mas a correta higienização de frutas, legumes e verduras, por exemplo, ainda gera dúvidas.

Frutas, verduras e legumes que serão consumidos in natura, sem sofrer tratamento térmico, devem ser higienizados – Foto: Divulgação

Os professores do curso de Nutrição do Centro Universitário Internacional Uninter, Thais Regina Mezzomo e Alisson David Silva, explicam que a primeira coisa a se fazer é avaliar a forma como o alimento será servido. Frutas, verduras e legumes que serão consumidos in natura, sem sofrer tratamento térmico, devem ser sanitizados.

O procedimento de higienização compreende duas etapas: a limpeza para remoção da sujeira visível, como terra, insetos; deve ser feita sob água potável e, quando for o caso, escova com cerdas de nylon exclusivas para essa finalidade. E a sanitização para remoção da contaminação, que deve ser feita com imersão em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos e depois, enxágue.