29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cuidados

Limpeza e higienização da barba

Por Da redação

30 de maio de 2020, às 14h40

Nesse período de pandemia é normal surgirem preocupações intensas relacionadas a limpeza e a higienização, não só das mãos, mas também do rosto.

A barba nem protege e nem facilita o contágio do vírus, não há a necessidade de sua remoção, no entanto, você precisa ter uma higienização adequada. Segundo o farmacêutico homeopata Jamar Tejada, “manter a barba aparada pode ser um incentivo a mais para uma higienização constante. Os cuidados devem ser os mesmos para alguém que vai lavar o rosto e que não possui barba”, explica o especialista.

A maior preocupação é a higiene, pois as secreções podem ficar alojadas nos pelos e gerar mais facilidade de transmissão.

“Os pelos no rosto costumam aumentar a oleosidade da pele e, dependendo do tamanho dos fios, pode acumular sujidades, por isso é importante lavar o rosto com um sabonete neutro ou com shampoo próprio para barba”, explica Amilton Macedo, dermatologista e tricologista.

Alguns homens têm o costume de tocar a barba frequentemente, por isso aumentam o risco de ser contaminado. Ao longo do dia pode ocorrer o contato das mãos e o rosto sem a lavagem das mãos, ou até mesmo espirrar e não fazer a higienização imediata, o que aumenta a chance de contrair o vírus.

Publicidade