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Bem-Estar

Gatilhos que podem contribuir para o comer em excesso

Especialista em nutrição indica atitudes simples e práticas para reduzir os excessos na alimentação

Por Jenny Carmona – Inpresspni

28 Novembro 2021, às 10h52

Ficar muito tempo sem se alimentar faz com que você coma demais assim que tiver a oportunidade - Foto: Divulgação

Reduzir a quantidade de calorias é essencial para quem deseja perder peso. Mas, fazer isso sem uma boa estratégia pode ser uma cilada que vai estimular perder o controle em uma próxima refeição.

Por isso, o importante é identificar o que está fazendo com que você coma em excesso e, a partir daí, tomar as devidas providencias. Vejas as dicas de Susan Bowerman, especialista em nutrição e Diretora Global de Treinamentos em Nutrição da Herbalife Nutrition. A expert ensina como lidar com os cinco comportamentos mais comuns de quem exagera à mesa.

Não prestar atenção ao alimento
Quando o foco está na televisão, na internet, no celular ou trabalho e não no prato é fácil extrapolar. Foque no sabor, no cheiro e na aparência da comida. Se estiver em casa, coma sentado à mesa, com uma música suave ao fundo.

Exagerar na hora de se servir
A maioria de nós tende a não querer desperdiçar comida. Então, para não comer mais do que é devido, correndo o risco de se arrepender depois, pense no tamanho da sua fome antes de se servir. Isso vai ajudar a reduzir cerca de 20% das calorias ingeridas.

Ficar muito tempo em jejum
Se a sua estratégia for espaçar os horários entre as refeições e lanches, trate de repensar. Ficar muito tempo sem se alimentar faz com que você coma demais assim que tiver a oportunidade. É que a cada três ou quatro horas o corpo manda um recado avisando que precisa de alimento. Portanto, planeje suas refeições, principalmente se for sair de casa. Também invista em mais proteína para adiar a fome.

Comer estressado
O nervosismo faz você ingerir mais calorias do que deveria. Por isso, encontre outras formas de lidar com o estresse: converse com um amigo, faça caminhada ou tome uma xícara de chá. Se perceber que está comendo compulsivamente, anote em um papel o que está sentindo naquele momento. Isso vai ajudá-lo a descobrir quais são seus gatilhos para comer demais e a acionar o freio por um ou dois minutos, tempo suficiente para você conseguir se controlar.

Mastigar pouco a cada garfada
O cérebro leva cerca de 20 minutos para registrar que o estômago está cheio. É por isso que quem come rápido pode até se sentir bem no início, mas vai ter mal-estar mais tarde. Por isso, coma na frente do espelho. Muitas pessoas comem mais devagar ao se verem. Também experimente comer por etapas – primeiro a salada e depois a carne. E inclua alimentos ricos em fibras, que exigem mais mastigação.

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