25 de outubro de 2021 Atualizado 19:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Publicitária de Americana perde 44 quilos com emagrecimento saudável

Ao compartilhar o processo, Isabela Oliveira encontrou uma rede de apoio durante sua jornada

Por Redação

11 out 2021 às 08:36 • Última atualização 13 out 2021 às 07:40

A publicitária Isabela Oliveira, 30 anos, escolheu a saúde quando optou por emagrecer. Através da alimentação e atividades físicas, o conhecido emagrecimento saudável, ela já perdeu 44kg e pretende alcançar os 70kg perdidos. A americanense achou nas redes sociais o apoio necessário para continuar sua jornada.

A decisão de buscar o emagrecimento foi tomada há quase um ano, no dia 12 de outubro, enquanto estava fazendo sua terceira ou quarta refeição da semana na rede de lanches Mc Donald’s. “Olhei pro lanche e falei ‘o que eu estou fazendo da minha vida? Que loucura é essa?’”. Neste momento, Isabela resolveu virar a “chave”.

A busca não foi pelo corpo perfeito. Muito pelo contrário, já que ela sempre se sentiu confortável e acredita que cada pessoa tem que se sentir bem com o seu corpo. A escolha pelo emagrecimento partiu de diversos fatores que começaram a tomar conta de seus pensamentos. A alimentação saudável está entre eles, mas, segundo ela, o corpo já não respondia mais como antes.

“Eu andava poucos passos e ficava muito cansada, não tinha ‘pique’ de fazer nada, evitava andar ou qualquer coisa que me fizesse força. Eu tenho muita vontade de ser mãe em algum momento da minha vida e percebi que talvez a maternidade seria muito mais difícil acontecer se continuasse muito acima do peso”, contou.

No dia seguinte de sua decisão, Isabela já estava focada em começar o processo de perca de peso. Começou sozinha cortando açúcar, alimentos considerados ‘besteiras’, e deu início a uma reeducação alimentar com base na “low carb”, uma dieta com baixa ingestão de carboidratos. Exercícios leves como caminhada e bicicleta também entraram na nova rotina.

Um mês depois do início do desafio, Isabela foi em busca de um personal trainer já que, sem orientação e com as limitações impostas pelo peso, poderia se lesionar. “Eu percebi que se eu quisesse uma rotina de exercícios que me ajudaria no condicionamento físico e emagrecimento, iria precisar de acompanhamento”.

Profissionais
O acompanhamento com uma nutricionista começou de forma on-line dois meses depois. Mas, em janeiro de 2021, Isabela decidiu optar por uma profissional de Americana que pudesse fazer esse acompanhamento presencialmente.

Segundo ela, o processo de emagrecimento se tornou mais fácil a partir daí. “Eu deveria ter começado com profissionais desde o primeiro dia, é imprescindível a ajuda deles para acompanhar, orientar, passar a forma certa de fazer as coisas”, explicou sobre sua escolha de ter um acompanhamento especializado.

A escolha de compartilhar o seu emagrecimento no perfil “Desafio da Isa”, no Instagram, foi tomada porque ela via ali uma maneira de se autopoliciar e buscar uma rede de apoio, já que o início do seu processo aconteceu durante a pandemia.

“Eu vi uma forma de conseguir mostrar o que estava fazendo e, de algum modo, fazer com que as pessoas que me acompanhassem me ajudassem a ficar na linha”, disse ao explicar que a criação da base de apoio é essencial para qualquer processo que uma pessoa enfrenta durante a vida.

O perfil foi uma das ferramentas principais para ela buscar os objetivos, além de amigos, família e os profissionais envolvidos. Hoje, o Desafio da Isa conta com 1.334 seguidores.

Dificuldades
As dificuldades do processo que Isabela escolheu seguir são muitas, mas a principal, na sua visão, é a alimentação. “A minha maior dificuldade de todas é me manter longe da compulsão, porque quem tem obesidade, quem sofre de ansiedade, inevitavelmente acaba sofrendo de compulsão alimentar também”.

Para a publicitária, a questão da alimentação se torna mais fácil quando a pessoa que está tentando emagrecer entende que aquilo é para um bem maior, porque o que é ingerido reflete diretamente na saúde do corpo e da mente. “É uma batalha que a gente tem todo dia, na verdade, a reeducação não tem um início, meio e fim”, conta.

Isabela não esconde que é difícil emagrecer e se manter focada, mas os benefícios de optar por isso pesaram mais que as dificuldades encontradas. Para ela, o processo transforma a vida e dá fôlego para a atividades diárias.

O objetivo do Desafio da Isa é não desistir e, quando alcançar a meta dos 70kg perdidos, é manter o peso e a vida saudável, além de realizar uma cirurgia reparadora para tirar o excesso de pele.

Dieta não precisa ser sinônimo de sofrimento

Por meio do emagrecimento saudável é possível não abrir mão dos nutrientes essenciais e da felicidade – Foto: Food photo created by jcomp – www.freepik.com

A busca pelo emagrecimento muitas vezes tem como sinônimo a fome, restrição e sofrimento, mas não precisa ser assim. Por meio do emagrecimento saudável é possível não abrir mão dos nutrientes essenciais e da felicidade.

Para a nutricionista Rita Ledier, que acompanha a publicitária Isabela Oliveira, o emagrecimento saudável é a melhor escolha, já que a saúde física e mental não são comprometidas durante o processo. “Dieta não precisa ser sinônimo de sofrimento e a restrição severa e seus resultados nunca são sustentáveis a médio e longo prazo” explica.

A reeducação oferecida nessa escolha fundamenta um novo relacionamento entre pessoa e comida, fugindo de todo terrorismo, privação e estresse que estão em torno das dietas.

“Reeducação alimentar é a compreensão de que há hora e lugar para tudo. É saber que você pode manter uma dieta sadia e equilibrada como regra, mas permitir exceções em certas ocasiões”.

Além da alimentação consciente da reeducação alimentar, Rita destaca a importância dos exercícios físicos. Eles são os grandes responsáveis por acelerar o processo de emagrecimento e também melhoram os parâmetros gerais de saúde. “Uma dieta sem exercícios físicos leva mais tempo para demonstrar resultados”.

Em seu consultório, a nutricionista tem diversos casos positivos do emagrecimento saudável, mas não esconde que o sucesso vem com a adesão e maturidade dos pacientes.

Passo a passo para quem quer iniciar o processo de perca de peso

  • Buscar auxílio de um profissional capacitado para orientá-lo nessa missão;
  • Se comprometer consigo mesmo;
  • Compreender que vão ser necessárias algumas mudanças na rotina alimentar;
  • Entender que os resultados não aparecem do dia para noite e que cada corpo e metabolismo respondem de maneira diferente.

Fonte: nutricionista Rita Ledier

Publicidade