26 de abril de 2024 Atualizado 19:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Doença celíaca exige um cuidado especial com a alimentação

A estimativa é de mais de 150 mil casos existentes no Brasil

Por Agência Estado

05 de janeiro de 2021, às 08h17 • Última atualização em 05 de janeiro de 2021, às 12h40

Aqueles que possuem alta sensibilidade ao glúten podem sofrer da doença celíaca. Apesar de não possuir cura, este problema pode ser controlado com a criação de novos hábitos alimentares, seguindo uma dieta que apresenta algumas restrições.

A estimativa é de mais de 150 mil casos existentes no Brasil. A doença pode ser identificada através de diagnóstico médico. Por isso, é muito importante contar com a ajuda de um profissional especializado, iniciando assim as adaptações necessárias na alimentação.

Reações

Contar com o diagnóstico correto é muito importante para os pacientes que sofrem com a doença celíaca. Isso porque, com o tempo, as pessoas que apresentam reações alérgicas ao glúten podem sofrer com a inflamação no intestino delgado.

A doença celíaca também é responsável por causar diversos outros problemas para a saúde, como diarreia, anemia e até perda de peso.

Para contornar o problema, o único caminho é mudar a dieta alimentar. Neste caso, será preciso retirar do cardápio todos os alimentos que possuem glúten, melhorando assim a qualidade de vida.

Além da ajuda de um médico especializado, é importante contar com um nutricionista nesta missão. O profissional conseguirá criar um cardápio saudável, apresentando opções para uma dieta nutritiva.

Publicidade