05 de maio de 2024 Atualizado 19:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PAULISTA SÉRIE A4

Pancadaria faz dérbi entre União e Rio Branco bater recorde de expulsões

Nove jogadores e os dois preparadores de goleiros levaram o vermelho; Tigre recorrerá à base para suprir perdas

Por Lucas Ardito*

07 de março de 2024, às 17h11 • Última atualização em 08 de março de 2024, às 08h54

O 103º dérbi entre União Barbarense e Rio Branco, disputado nesta quarta-feira (6), no estádio Antônio Guimarães, em Santa Bárbara d’Oeste, e vencido pela equipe da casa, registrou o maior número de expulsões em um jogo do time de Americana e, consequentemente, na história do confronto. Ao todo, foram 11 cartões vermelhos relatados em súmula após a briga generalizada no fim do jogo.

A informação sobre a maior quantidade de cartões vermelhos do Tigre em uma única partida é do historiador Claudio Gioria.

Do montante, são cinco jogadores do Rio Branco e quatro do União Barbarense, além dos preparadores de goleiros das duas equipes.

Briga generalizada no dérbi resultou em muitas expulsões – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Pelo lado riobranquense foram expulsos os goleiros Eder e Sandro, o lateral-esquerdo Guilherme Aguiar e o lateral-direito Guilherme Gusso, assim como o preparador de goleiros Fábio Guedes. Além disso, o zagueiro Paim havia recebido cartão vermelho no tempo normal.

Já pelo lado unionista foram expulsos os goleiros Maicon e Tiago Silva, os laterais-direitos Gabriel Sales e Gabriel Kenji, assim como o preparador de goleiros Rafael Medeiros.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Com exceção de Paim, todos os jogadores foram expulsos durante a briga generalizada ao término da partida. De acordo com o relato em súmula do árbitro Tiago de Mattos da Silva, quem iniciou a pancadaria foi o preparador do Tigre.

Possível punição

Nos próximos dias, os envolvidos serão citados no TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) pela confusão e, posteriormente, julgados. A tendência é que eles sejam enquadrados no artigo 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que abrange a prática de agressão física.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

O item prevê uma suspensão de quatro a 12 jogos. Como comparação, os jogadores denunciados na briga generalizada entre Rio Branco e Penapolense, na quarta divisão do ano passado, foram penalizados com a pena mínima. Do elenco atual do Tigre, apenas Carlos Iury permanece no elenco, mas não deverá ser julgado novamente.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Procurado, o Rio Branco informou que repudia todos os tipos de briga e violência que aconteceram no Antonio Guimarães. No entanto, não informou se houve alguma punição interna aos envolvidos. O União, por sua vez, não respondeu ao questionamento da reportagem.

Times remendados

Curiosamente, os goleiros reservas e titulares de ambas as equipes foram expulsos. Assim, os rivais terão de recorrer à base para a posição. No Tigre, os jovens Eduardo Ferreira, de 18 anos, e Luan, de 20, são as opções, enquanto no Leão da 13 é o terceiro goleiro Luís Fernando Fagnani, também de 20 anos.

Além do gol, o Rio Branco pode precisar da base na lateral esquerda. Isso porque dois nomes que atuam na posição foram expulsos e outra opção, Gustavo Oliveira, está lesionado. Assim, o recém-promovido Murilo, de 18 anos, tem chances de ir a campo.

O União também terá problemas para escalar a lateral, no caso a direita. Com os dois nomes da função suspensos, caberá a Izael ser o titular na posição. Apesar de ser zagueiro, já atuou pelo lado direito em outras oportunidades.

*Estagiário sob supervisão de Guilherme Magnin.

Confira os expulsos e o que foi relatado em súmula:

TIMENOMEPOSIÇÃOSÚMULA
RIO BRANCOEderGoleiroMotivo: Por trocar socos e pontapés com Os jogadores da equipe UA Barbarense, Sr° Maicon Gabriel Alves Freitas Nº1 e Srº Tiago Silva de Paiva Nº12.
RIO BRANCOSandroGoleiroMotivo: Por trocar socos e pontapés com Os jogadores da equipe UA Barbarense, Sr° Maicon Gabriel Alves Freitas Nº1 e Srº Tiago Silva de Paiva Nº12
RIO BRANCOGuilherme GussoLateral-direitoMotivo: Por desferir um soco em seu adversário, Srº Tiago Silva de Paiva Nº12, da Equipe UA Barbarense.
RIO BRANCOGuilherme AguiarLateral-esquerdoMotivo: Por arremessar uma garrafa d’água, em direção aos jogadores da equipe UA Barbarense.
RIO BRANCOLuiz PaimZagueiroMotivo: Informo que o primeiro cartão amarelo foi apresentado aos 34 minutos, por uma ação temerária. Expulso pelo segundo cartão amarelo, por uma ação temerária, após atingir o seu adversário de número 18, Srº Danilo Ferreira Camargo Neves da Equipe UA Barbarense.
RIO BRANCOFábio GuedesPreparador de goleirosMotivo: Expulso por iniciar o conflito pós jogo.
Informo que o senhor Fábio Guedes, também trocou empurrões com preparador de goleiros da equipe adversária Srº Rafael Rosa de Jesus
Medeiros, dentro da área técnica da equipe Mandante, tumultuando e incentivando seus jogadores a brigar e iniciar uma confusão maior
após o término da partida. O referido desferiu um chute na costela de um membro da equipe UA Barbarense, Identificado como Vladimir
Luciano Moreira dos Reis, que se encontrava no centro de campo contendo os ânimos dos jogadores de sua equipe
UNIÃO BARBARENSEMaiconGoleiroMotivo: Expulso por trocar socos e pontapés com jogadores da equipe Rio Branco, Senhores Maicon Gabriel Alves Freitas N°1 , e Tiago da Silva de Paiva N° 12. Informo que o senhor Maicon Gabriel Alves de Freitas, pegou uma tampa de cooler e atingiu este objeto na cabeça do Srº Grigor Fernandes da silva, N°5 da equipe Rio Branco.
UNIÃO BARBARENSETiago SilvaGoleiroMotivo: Expulso por trocar socos e pontapés com jogadores da equipe Rio Branco, Sr° Eder da Silva Moreira Nº1 e o Srº Sandro Krett Filho N°12. Informo que o mesmo pegou uma cadeira, utilizando como escudo na briga, após o tumulto, foi contido por companheiros de sua equipe para não arremessa-la.
UNIÃO BARBARENSEGabriel SalesLateral-direitoMotivo: Expulso por provocar equipe adversária após o término da partida com palavras de ações, com as seguintes palavras “ Chupa fregueses”, tumultuando o ambiente pós jogo, conduzindo uma bandeira pelo campo com a seguinte descrição “ Eterno Freguês”.
UNIÃO BARBARENSEGabriel KenjiLateral-direitoMotivo: Expulso por arremessar uma garrafa d’água, atingindo o peito do Srº Fábio Guedes Vicente dos Santos, da equipe Rio Branco.
UNIÃO BARBARENSERafael MedeirosPreparador de goleirosMotivo: Expulso por deferir um soco no peito de seu adversário, Srº Éder da Silva Moreira Nº 1 da equipe Rio Branco esporte Clube

Publicidade