30 de abril de 2024 Atualizado 16:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

JOIA DA RPT

Guilherme Biro é promessa da região e do Corinthians na Copa São Paulo

Jogador de Sumaré já apareceu na equipe principal do Timão e acumula convocações para as seleções de base

Por Rodrigo Alonso

31 de dezembro de 2021, às 09h49 • Última atualização em 31 de dezembro de 2021, às 09h50

Multa rescisória para o exterior é 30 milhões de euros – Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Pelo menos 3 mil atletas de todo o Brasil disputarão, a partir deste domingo (2), a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio de base do mundo. E, no meio dessa multidão, não poderiam faltar representantes da RPT (Região do Polo Têxtil). Os holofotes, desta vez, estão virados para um garoto de Sumaré: Guilherme Biro, joia do Corinthians.

Aos 17 anos, o polivalente jogador, que atua como lateral-esquerdo e meia, disputará pela primeira vez a competição. Ele possui contrato profissional com o Timão e, inclusive, já apareceu no time de cima. Também acumula convocações para seleções de base e esteve na campanha do título sul-americano Sub-15 de 2019.

Sua multa rescisória, em caso de saída para o exterior, é de 30 milhões de euros (quase R$ 190 milhões), segundo o site Globo Esporte.

Biro está no Terrão Alvinegro desde 2016. Nesta temporada, ele variou entre os elencos Sub-17 e Sub-20, com direito a gols no Paulista e no Brasileiro das duas categorias, e sentou no banco de reservas em jogos da equipe principal.

Na Copinha, o atleta terá como companheiros outros jogadores da região: o volante Cauan, também de Sumaré, e o atacante Giovani Nascimento, de Santa Bárbara d’Oeste. Emprestado pelo Capivariano, o barbarense foi o artilheiro do Corinthians no Paulista Sub-20, com dez gols.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

No Santos, também há o zagueiro Thiago Balieiro, de Sumaré, irmão do meio-campista Vinicius Balieiro, que atua no time profissional.

No São Paulo, não tem atletas nascidos ou que cresceram na região, mas a principal promessa da equipe, o atacante Caio, já passou pela escola Camisa 10, de Americana.

De volta ao calendário após um ano sem realização devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), o torneio vai reunir 128 clubes e usará 32 sedes. Nenhuma cidade da RPT receberá partidas. Os times da região também estão fora do campeonato.

Na primeira fase, haverá 32 grupos. Os dois melhores de cada chave avançam para o mata-mata. A final ocorre no dia 25 de janeiro. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo pelo SporTV, na plataforma Paulistão Play, no YouTube e na Eleven.

Publicidade