22 de Maio de 2020 Atualizado 09:29

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

COVID-19

FPF aborta criação da quinta divisão estadual

Não haverá mais rebaixamento no Paulista Sub-23 Segunda Divisão, torneio disputado por Rio Branco e União Barbarense

Por Rodrigo Alonso

15 abr 2020 às 14:55 • Última atualização 27 abr 2020 às 14:22

A FPF (Federação Paulista de Futebol) abortou a criação da quinta divisão do Campeonato Paulista, que passaria a existir em 2021. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15) pelo presidente da federação, Reinaldo Carneiro Bastos, em entrevista ao programa Jogo Aberto, da TV Band.

De acordo com ele, a entidade tomou essa decisão em conjunto com os clubes. “Esse é um projeto que, nas nossas conversas com os clubes, já está abortado. Não há como se fazer isso num tempo de pandemia”, disse.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

Então, não haverá mais rebaixamento no Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, o equivalente à quarta divisão estadual. O regulamento do torneio previa que das 42 equipes participantes, 26 seriam rebaixadas. Rio Branco e União Barbarense estão nessa divisão.

Foto: Rodrigo Corsi / FPF
Assunto foi abordado pelo presidente da federação, Reinaldo Carneiro Bastos, em entrevista à Band

Bastos acredita que, devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), “muitos” times, provavelmente, vão desistir da competição. O torneio, então, sofrerá mudanças.

“Nós vamos mudar o estilo da competição, vamos ouvir os clubes, vamos fazer de uma forma diferente com aqueles que puderem disputar”, afirmou.

Segundo o presidente, quando o campeonato puder começar, a federação vai realizar mais um conselho técnico, que discutirá um novo formato de disputa.

“A prioridade é, primeiro, a saúde dos envolvidos e, depois, a saúde financeira de clubes e atletas. Não adianta começar uma competição se não tiver uma segurança financeira para cumprir seus compromissos com seus atletas e colaboradores”, apontou.

O início da Segunda Divisão estava previsto para 18 de abril, mas acabou adiado por causa da Covid-19. Ainda não há definição sobre uma nova data.