24 de abril de 2024 Atualizado 18:21

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

FPF

Campeonato Paulista terá quinta divisão em 2021

Clubes participantes do Estadual Sub-23 votaram pela separação do torneio em duas “séries”; desmembramento passa a valer no próximo ano

Por Rodrigo Alonso

30 de janeiro de 2020, às 10h58 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 12h08

O Campeonato Paulista terá uma quinta divisão a partir de 2021. A criação dela foi definida nesta quarta-feira, durante o conselho técnico do Paulista Sub-23 Segunda Divisão, na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol), por meio de votação.

Na reunião, representantes de 36 clubes, inclusive de Rio Branco e União Barbarense, decidiram pela separação do Paulista Sub-23 Segunda Divisão em duas “séries”.

Neste ano, haverá quatro grupos na primeira fase do torneio, que começa em 12 de abril. Os quatro primeiros de cada chave avançam.

Foto: Rodrigo Corsi - FPF
Conselho técnico da Segunda Divisão foi realizado ontem na sede da FPF com os membros das 36 equipes

Esses 16 times classificados garantem vaga na primeira série, o equivalente à quarta divisão estadual. As únicas exceções são o campeão e o vice, que sobem para a Série A3. Por outro lado, as equipes eliminadas na primeira fase serão rebaixadas para a segunda série, que corresponde à quinta divisão.

Esse desmembramento foi comemorado por Clayton Vieira, diretor de futebol do União. Ele apontou que, em caso de permanência na quarta divisão, o time vai ter menos concorrência na briga pelo acesso à Série A3 em 2021. “A FPF deu um passo à frente”, disse.

O Paulista Sub-23 Segunda Divisão também teve mudanças no regulamento. Neste ano, a competição vai contar com apenas uma fase de grupos, diferente de 2019, quando havia três. Os times classificados já vão disputar, na sequência, as oitavas de final.

Ainda na comparação com 2019, o campeonato deste ano será menor, com encurtamento de um mês. A final está prevista para 3 de outubro.

O vice-presidente de futebol do Rio Branco, Eder Duarte, aprovou a redução de datas. “Você tinha um campeonato longo demais. Consequentemente, você aumentava mais um mês de folha de pagamento”, comentou ele.

Em campo, a principal novidade é a possibilidade de cinco substituições em três atos. Antes, o limite era de três alterações.

De acordo com a FPF, ainda não há uma confirmação quanto ao número de equipes participantes. Conforme consta em resolução divulgada pela entidade, somente os clubes que comparecessem no conselho técnico poderiam participar do torneio.

CLUBES REPRESENTADOS NO CONSELHO

América de Rio Preto

Amparo

Andradina

Assisense

Atlético Mogi

Bandeirante

Brasilis

Flamengo de Guarulhos

Francana

Grêmio Prudente

Guarulhos

Independente

Internacional de Bebedouro

Itapirense

Itararé

Jabaquara

Jaguariúna

Joseense

Mantiqueira

Mauá

Mauaense

Mogi Mirim

Osasco

Osvaldo Cruz

Rio Branco

São Carlos

Sãocarlense

São José

Taboão da Serra

Taquaritinga

Tanabi

União Barbarense

União Mogi

União Suzano

Vocem

XV de Jaú

Publicidade