28 de março de 2024 Atualizado 11:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Festa de Carioba

Padre chega à Festa de Carioba com expectativas

Recém-chegado à comunidade de Nossa Senhora do Carmo, sacerdote Marcos Daniel conta como pretende conduzir as ações

Por Débora de Souza

08 de junho de 2019, às 10h47

Tornar Carioba um espaço com atividades culturais e serviços sendo oferecido o ano todo pela comunidade. É este o plano do recém-chegado padre Marcos Daniel de Morais Ramalho à comunidade de Nossa Senhora do Carmo, da qual faz parte a capelinha de São João Batista de Carioba. A ideia, segundo ele, é celebrar a vida e resgatar a missão social da igreja católica na região. “É o sonho deste padre. Estou plantando sementinhas. Vamos ver o que colheremos”, diz ele.

Em entrevista para O Liberal, padre Marcos falou sobre devoção a São João Batista e a importância da festa de Carioba para Americana.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Sacerdote Marcos Daniel de Morais Ramalho fala de seus planos

Qual a importância da festa de São João Batista para a cidade?
Padre Marcos Independente da dimensão, o objetivo da festa é celebrar o padroeiro, relembrar sua trajetória em vida, sua importância na história bíblica e na nossa própria história enquanto devotos. Com o tempo, a festa foi ganhando outros coloridos, temperos e, aqui, ela ganhou outra expressão.

De que forma ela fortalece a fé das pessoas em São João?
Padre Marcos A festa oficial começa a partir deste sábado (Dia 8), mas as comemorações iniciaram ainda em maio, com celebrações realizadas nas casas de fiéis [Tríduo em Louvor a São João Batista] já chamando os vizinhos para ajudarem na preparação da festa do padroeiro. É um costume da comunidade local. Para quem está de fora pode parecer só uma festa com interesse financeiro. Mas a festa permite conhecer um pouco mais da trajetória do santo e é um lugar para famílias se encontrarem, pessoas se conhecerem e cultivarem laços de fraternidade, de comunidade, compartilhando alegrias, tristezas e esperanças para seguirmos na caminhada.

Quais são suas expectativas para a 33ª edição da festa?
Padre Marcos Teremos 11 dias de festa e esperamos um público de 50 mil pessoas para este ano. É bem mais que o que estou acostumado, mas estou tranquilo quanto a isso. Confio que o pessoal fará uma linda festa. Cheguei à comunidade há quatro meses [padre Marcos foi transferido da Paróquia de São Sebastião, em Limeira, para a paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Americana, no início de fevereiro] e estarei por aqui para orientar na parte religiosa e observar apenas.

Quanto aos planos para o futuro da festa, já existe algo que possa compartilhar conosco?
Padre Marcos A festa é muito importante, mas, na minha opinião, o espaço de Carioba é tão bonito… porque não transformá-lo em um espaço de cultura, de lazer ou trabalho social também? Oferecer algo mais à cidade e tornar Carioba em um espaço de encontro. Esse é um sonho para esta nossa comunidade. Carioba é muito bonito e precisamos movimentar o ano todo com atividades e serviços.

Publicidade