Padre chega à Festa de Carioba com expectativas

Recém-chegado à comunidade de Nossa Senhora do Carmo, sacerdote Marcos Daniel conta como pretende conduzir as ações


Tornar Carioba um espaço com atividades culturais e serviços sendo oferecido o ano todo pela comunidade. É este o plano do recém-chegado padre Marcos Daniel de Morais Ramalho à comunidade de Nossa Senhora do Carmo, da qual faz parte a capelinha de São João Batista de Carioba. A ideia, segundo ele, é celebrar a vida e resgatar a missão social da igreja católica na região. “É o sonho deste padre. Estou plantando sementinhas. Vamos ver o que colheremos”, diz ele.

Em entrevista para O Liberal, padre Marcos falou sobre devoção a São João Batista e a importância da festa de Carioba para Americana.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Sacerdote Marcos Daniel de Morais Ramalho fala de seus planos

Qual a importância da festa de São João Batista para a cidade?
Padre Marcos Independente da dimensão, o objetivo da festa é celebrar o padroeiro, relembrar sua trajetória em vida, sua importância na história bíblica e na nossa própria história enquanto devotos. Com o tempo, a festa foi ganhando outros coloridos, temperos e, aqui, ela ganhou outra expressão.

De que forma ela fortalece a fé das pessoas em São João?
Padre Marcos A festa oficial começa a partir deste sábado (Dia 8), mas as comemorações iniciaram ainda em maio, com celebrações realizadas nas casas de fiéis [Tríduo em Louvor a São João Batista] já chamando os vizinhos para ajudarem na preparação da festa do padroeiro. É um costume da comunidade local. Para quem está de fora pode parecer só uma festa com interesse financeiro. Mas a festa permite conhecer um pouco mais da trajetória do santo e é um lugar para famílias se encontrarem, pessoas se conhecerem e cultivarem laços de fraternidade, de comunidade, compartilhando alegrias, tristezas e esperanças para seguirmos na caminhada.

Quais são suas expectativas para a 33ª edição da festa?
Padre Marcos Teremos 11 dias de festa e esperamos um público de 50 mil pessoas para este ano. É bem mais que o que estou acostumado, mas estou tranquilo quanto a isso. Confio que o pessoal fará uma linda festa. Cheguei à comunidade há quatro meses [padre Marcos foi transferido da Paróquia de São Sebastião, em Limeira, para a paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Americana, no início de fevereiro] e estarei por aqui para orientar na parte religiosa e observar apenas.

Quanto aos planos para o futuro da festa, já existe algo que possa compartilhar conosco?
Padre Marcos A festa é muito importante, mas, na minha opinião, o espaço de Carioba é tão bonito… porque não transformá-lo em um espaço de cultura, de lazer ou trabalho social também? Oferecer algo mais à cidade e tornar Carioba em um espaço de encontro. Esse é um sonho para esta nossa comunidade. Carioba é muito bonito e precisamos movimentar o ano todo com atividades e serviços.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora