Festa religiosa é ponto alto das comemorações

Este ano, extraordinariamente, além das missas aos sábados, serão celebradas uma missa no domingo, dia 23, e na segunda, dia 24, dia do padroeiro


A festa de São João Batista, em Carioba, é uma das mais tradicionais de Americana e faz parte do calendário cultural da cidade. No entanto, ela vai além da programação social, contemplando um calendário de missas especiais em homenagem ao santo, na capelinha construída em sua homenagem pelos antigos moradores do bairro.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Este ano, extraordinariamente, além das missas aos sábados, serão celebradas uma missa no domingo, dia 23, e na segunda-feira, dia 24, dia do padroeiro

A festa religiosa teve início ainda em maio com o tríduo em louvor a São João Batista. Foram três celebrações – nos dias 21, 22 e 23 de maio – realizadas na casa de três participantes da comunidade. As comemorações são retomadas neste sábado (8), a partir das 17h, com missa na igreja de Carioba. Ao todo serão seis missas especiais celebradas ao longo dos 11 dias de quermesse.

Este ano, extraordinariamente, além das missas aos sábados, serão celebradas uma missa no domingo, dia 23, e na segunda-feira, dia 24, dia do padroeiro. “É algo inédito já que as missas acontecem na capela somente aos sábado”’, ressalta o padre Marcos Daniel de Morais Ramalho. “Estes serão o ponto alto da nossa festa religiosa”, ressalta.

Na véspera do dia de São João, acontece a Missa de Vigília. Após a celebração, o pároco faz a benção de dois símbolos dos festejos: a bandeira de São João Batista (que será hasteada no mastro) e a fogueira de São João. Segundo a tradição local, os fiéis que ajudam a erguer o mastro do padroeiro recebem uma graça do santo padroeiro.

“É o momento de agradecer o santinho ou pedir mais saúde, um casamento, um emprego”, comenta a empresária e coordenadora da festa, Nina Nicoletti. As graças são estendidas àqueles que ajudam a socar a terra onde será colocado o mastro da festa, completa Nina.

No dia de São João acontece a Missa de Natividade, em horário especial, às 19h30. Não haverá quermesse na data. A festa religiosa encerra no dia 29, último sábado do mês, com missa às 17h, seguida de quermesse e show musical.

Programação social. As quermesses têm início neste sábado, após a missa das 17h. No domingo haverá almoço caipira com cardápio diferenciado, a partir das 11h. Os convites para participar do almoço estão a venda pelos telefones 3461-4078, 99673-2564 e 99209-8981.

Nas semanas seguintes, a programação social segue toda sexta-feira (a partir das 19h) e sábado (a partir das 18h). No domingo, dia 16, a quermesse acontece a partir das 11h e, no dia 23, véspera de São João Batista, às 18h.

A festança retoma na próxima sexta-feira, dia 28, e acaba somente no domingo, dia 30, com a realização do Grandioso Show de Prêmios que irá sortear R$ 6 mil em prêmios, nas dependências da igreja de Carioba, a partir das 11h.

Festa Religiosa

  • 08/06 – sábado
    Missa às 17h, na Igreja de Carioba
  • 15/06 – sábado
    Missa às 17h, na Igreja de Carioba
  • 22/06 – sábado
    Missa às 17h, na Igreja de Carioba
  • 29/06 – sábado
    Missa às 17h, na Igreja de Carioba

Solenidade a São João Batista

  • 23/06 – domingo
    Missa de Vigília e Levantamento do Mastro, às 17h, na Igreja de Carioba
  • 24/06 – segunda-feira (dia do padroeiro)
    Missa de Natividade, às 19h30, na Igreja de Carioba
LIBERAL VIRTUAL Acesse agora