20 de abril de 2024 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Festa de Carioba

Edição 2019 da Festa de Carioba tem 11 dias de festejos

Com um final de semana a mais, a expectativa é atrair mais de 40 mil pessoas nos 11 dias de festa

Por Débora de Souza

08 de junho de 2019, às 11h03 • Última atualização em 08 de junho de 2019, às 11h17

Foto: João Carlos Nascimento O Liberal
A expectativa de público é de mais de 40 mil pessoas

A Festa de São João Batista de Carioba chega a sua 33ª edição com novidades. A primeira se refere aos dias de festa que, este ano, terá duas noites a mais contabilizando 11 dias de festejo. A alteração se deve ao dia do padroeiro, que será comemorado na segunda-feira, dia 24. A expectativa de público é de mais de 40 mil pessoas.

“Costumávamos encerrar as comemorações no dia de São João (24 de junho), mas, como será numa segunda-feira, vamos esticar até o último final de semana do mês para aproveitar a data”, comenta a voluntária e coordenadora da festa, Nina Nicoletti.

Com a mudança, será acrescentada uma missa no domingo, dia 23, véspera do dia do santo, algo até então inédito na comunidade uma vez que as missas na “capelinha” acontecem sempre aos sábados, às 17h. No dia de São João será realizada a tradicional Missa de Natividade, às 19h30.

A segunda novidade tem a ver com a queima de fogos, também realizada no dia do padroeiro. Segundo Nicoletti, a comunidade resolveu substituir a queima de fogos para atender um pedido dos próprios frequentadores, em benefício dos animais que moram na área. A coordenação estuda a substituição dos rojões por fogos sem estampido ou show de luzes.

Cardápio. A 33ª festa de São João terá alterações no cardápio. Em vez de porções de carne, haverá espetinhos de carne e kafta (carne moída temperada). Com isso, o famoso galeto de Carioba ganhará mais espaço no fogo aumentando a capacidade de 800 para 900 porções por noite. Ao todo serão 17 barracas de comidas e bebidas – sendo seis destas terceirizadas – e uma destinada a Pesca, além de um brinquedo inflável para a criançada. O cardápio é variado para atender a todos os gostos (e bolsos): lanche de pernil, porção de linguiça, pastel, batata ao molho, batata frita, cachorro quente, crepe, tapioca, churros e doces caseiros são algumas das opções que inclui ainda a Barraca Caipira com pratos típicos como milho verde, pamonha, sopa caipira, quentão e vinho quente.

Espaço. Para acomodar a todos, a estrutura foi ampliada. São 3.200 m² de área coberta com nove mil jogos de mesa (com capacidade para 36 mil pessoas sentadas) e duas áreas de estacionamento para cinco mil carros.

O valor do estacionamento é de R$ 10. A arrecadação da festa será destinada a obras de manutenção e pintura da capelinha.

Publicidade