10 de outubro de 2024 Atualizado 00:34

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições 2020

Quem são os candidatos a prefeito de Sumaré e quais suas propostas?

Conheça o plano de governo dos quatro candidatos para as áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública

Por Redação

09 de novembro de 2020, às 10h57 • Última atualização em 10 de novembro de 2020, às 20h32

Com 189.410 eleitores aptos a votar, a população de Sumaré poderá optar entre quatro candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano: Décio Marmirolli (PDT), Dr. Roberto Guimarães (PTB), Guilherme Dall’Orto (Patriota) e Luiz Dalben (Cidadania). Para essas eleições, Sumaré possui 439 postulantes a uma das 21 vagas de vereador na câmara.

Da esquerda para direita: Décio Marmirolli, Dr. Roberto Guimarães, Guilherme Dall’Orto e Luiz Dalben – Foto: Reprodução

O LIBERAL reuniu informações de quem são os candidatos à prefeitura e suas propostas para as áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública, baseado no que está descrito nos planos de governo dos candidatos.

A reportagem é baseada nos planos que estavam disponibilizados na ferramenta DivulgaCand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no dia 5 de novembro, e em informações divulgadas pelos candidatos.

Décio Marmirolli – Foto: Facebook / Reprodução

Décio Marmirolli (PDT)

Décio Marmirolli tem 67 anos e é o candidato do PDT à Prefeitura de Sumaré. O atual vereador concorre com a coligação “Um Novo Caminho Para Sumaré”, composta pelo PV, PTC e PDT. O vice na chapa é o também vereador pelo PV, Warlei de Faria, o Fininho, de 53 anos. Confira o plano de governo clicando aqui.

Propostas para Saúde
Além de contratar mais médicos, a coligação pretende ampliar o Centro de Especialidades Odontológicas para todas as administrações regionais. A gestão busca investir na construção de um Hospital Municipal em articulação com o Governo Federal, Estadual e Municipal. A compra e reforma de ambulâncias está entre as propostas da área, além da construção de três novos PS. Outra proposta é fortalecer a rede de urgência e emergência. A equipe pretende descentralizar a gestão da saúde municipal.

Propostas para Educação
O governo pretende fazer melhorias na educação na fase de alfabetização, ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico profissionalizante. Outra proposta é fortalecer a qualificação do ensino à distância e do ensino superior. Reformar e ampliar escolas das zonas urbana e rural estão entre as prioridades da chapa. Na área da merenda, a coligação quer melhorar a qualidade da alimentação escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para o transporte, o objetivo é revitalizar, planejar e monitorar os ônibus escolares nas zonas urbana e rural.

Propostas para Segurança Pública
A chapa pretende implantar o “Programa Vizinha Solitária” para aumentar o vínculo polícia-comunidade. Na questão da violência contra a mulher, as propostas são: criar a “Ronda Maria da Penha” e aperfeiçoar a Delegacia de Defesa da Mulher, com acolhimento humanitário. O plano de governo descreve a implantação do ‘sistema detecta’, para fortalecer a capacidade preventiva, fiscalizadora e de combate ao crime, além da política de enfrentamento ao crack. O videomonitoramento integrado também é uma das propostas.

Dr. Roberto Guimarães – Foto: Facebook / Reprodução

Roberto Guimarães (PTB)

Roberto Fernandes Guimarães tem 46 anos e é advogado. O candidato a vice-prefeito é o também advogado Peterson Tadeu de Melo, o Delegado Peterson, de 63 anos. A chapa é formada apenas pelo PTB e tem o nome de “Acredita Sumaré”. Confira o plano de governo clicando aqui.

Propostas para Saúde
Na saúde, o governo pretende descentralizar o sistema municipal. O plano de governo detalha sobre a elaboração de campanhas de conscientização e prevenção contra doenças e oferecimento de cursos de aperfeiçoamento para os profissionais da saúde. Outra proposta é implantar a base do SAMU em Sumaré. A equipe pretende ainda ampliar os serviços da Vigilância Sanitária, agilizar o sistema de agendamento de consultas e levar os serviços até à zona rural. O governo deve ainda investir no programa ‘Médico em Casa’ e planeja a construção de um hospital municipal e/ou a parceria com faculdades de medicina para instalação de um hospital universitário.

Propostas para Educação
A chapa quer oferecer equipamentos pedagógicos modernos e transporte escolar ‘de qualidade e segurança’. Quanto à merenda escolar, o governo pretende oferecer alimentação oriunda de produtos da agricultura familiar. Outra proposta é criar programa de incentivo à leitura, além de atualizar livros escolares. O plano de governo descreve ainda o compromisso com a formação continuada dos educadores. A chapa quer também ampliar a matrícula da Educação de Jovens e Adultos, além de combater o analfabetismo entre jovens e adultos. Ampliar o ensino integral está entre as prioridades.

Propostas para Segurança Pública
A equipe busca investir em inteligência, criar sistema integrado de monitoramento e oferecer cursos de aperfeiçoamento para diferentes missões. Com o governo estadual, a ideia é melhorar a Delegacia da Mulher. Outra proposta é implementar políticas públicas para diminuir os casos de reincidência criminal. O governo quer melhorar a iluminação das ruas e incentivar a rede de educação a combater o uso de drogras entre crianças e jovens. A gestão deve também capacitar a Guarda para atuar em diferentes tipos de violências.

Guilherme Dall’Orto – Foto: Facebook / Reprodução

Guilherme Dall’Orto (Patriota)

Guilherme Dall’Orto concorre à Prefeitura de Sumaré pelo Patriota. O empresário é advogado e tem 43 anos. A candidata a vice-prefeita pelo MDB Fernanda das Graças de 42 anos também é empresária. Além do PATRIOTA e do MDB, a coligação “Sumaré Merece Mais” é composta pelo Podemos. Confira o plano de governo clicando aqui.

Propostas para Saúde
O candidato defende maior planejamento na aquisição e controle sobre os insumos (luvas, medicamentos e matérias) e tecnologia para evitar o desperdício e o deslocamento desnecessário dos usuários. Ele também diz pretender criar um aplicativo para agendamento e confirmação de consultas, além de solicitações de transporte para tratamento em outros municípios e realizar mutirões em parceria com clínicas privadas e instituições de ensino. Também projeta uma PPP (Parceria Público-Privada) para implantar um hospital que realize atendimento secundário pelo SUS.

Propostas para Educação
No setor, o candidato defende investimentos em unidades próprias para ampliar a oferta de vagas em creches e reduzir a dependência do Proeb; maior participação dos professores na escolha de materiais didáticos e pedagógicos; readequação e cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação e incentivo ao ensino técnico e profissionalizante. Também projeta escola bilíngue para surdo-mudo, sala de recursos para crianças com algum transtorno (como o autismo) e convênio com entidades filantrópicas para o atendimento de crianças com necessidades especiais.

Propostas para Segurança Pública
Na segurança, o candidato defende a realização de concurso público para a Guarda Municipal e a implantação de canil e estande de tiro para treinamento. Ele também defende o combate ao tráfico de drogas de forma integrada com a Polícia Militar, a integração dos radares da cidade – que hoje apenas multam – ao sistema Detecta, que realiza a leitura de placas dos veículos para identificar roubos e furtos, e a ampliação do número de câmeras de segurança. Pretende também firmar convênio com o Estado para a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros.

Luiz Dalben – Foto: Facebook / Reprodução

Luiz Dalben (Cidadania)

O atual prefeito de Sumaré Luiz Dalben (Cidadania), de 30 anos, tenta a reeleição este ano, pela coligação “A Força do Bem”. Henrique Stein Sciascio (Republicanos) tem 35 anos e é empresário. Além dos partidos do candidato a prefeito e vice, a chapa é formada pelo PT, PSDB, PSC, SOLIDARIEDADE, PL, PSL, PSD, DEM, PSB e PP. Confira o plano de governo clicando aqui.

Propostas para Saúde
O governo pretende ampliar os atendimentos nas Redes de Atenção à Saúde Prioritária (RASP) a partir das diretrizes da Política Nacional de Saúde, e dar continuidade na Humanização do SUS. Outra proposta é implantar o prontuário eletrônico. O plano também busca implementar uma UPA na região do Maria Antonia e concluir a da região Cura. O atual prefeito pretende dar atenção à programas como Bem-Estar Animal; saúde na terceira idade e na infância; prevenção às drogas e projeto ‘Sorriso Novo’.

Propostas para Educação
Na área da educação, a equipe busca ampliar o número de vagas no Sistema Municipal de Ensino, além da educação inclusiva e do número de unidades de ensino. Outra proposta é fazer parceria para bolsa de estudo em faculdades particulares ou públicas. A chapa pretende ampliar o projeto de Ensino Integral na rede pública municipal. O plano de governo descreve ainda a ampliação dos cursos técnicos e profissionalizantes para qualificar mão de obra. Há também o objetivo de implantação dos cursos no ramo da construção civil, além da ampliação da Educação de Jovens e Adultos.

Propostas para Segurança Pública
Para a Segurança Pública, a chapa pretende ampliar a estrutura da Guarda Civil e ações do Plano Municipal de Defesa a partir de uma reestruturação. A equipe quer criar uma brigada especializada em incêndios e queimadas e uma associação dos Bombeiros Voluntários de Sumaré. As ampliações descritas no plano de governo são: ‘Patrulha Rural Municipal’, programa de combate às drogas e ações do Plano Municipal de Redução de Riscos. Outra proposta é fortalecer a segurança no comércio local com a ‘Patrulha na Rota Comercial’ e intensificar a patrulha Maria da Penha. Também pretende ampliar o Programa Municipal Antidrogas nas escolas.

Produção: Bianca Martim e Talita Bristotti

Publicidade