05 de março de 2021 Atualizado 15:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Novos prefeitos

Confira como será a posse dos eleitos na Região do Polo Têxtil

Nesta sexta-feira, dia 1º de janeiro, prefeitos eleitos nas cidades da RPT tomam posse para dar início aos mandados da legislatura 2021-2024

Por Leonardo Oliveira

31 dez 2020 às 18:45 • Última atualização 31 dez 2020 às 18:48

Nesta sexta-feira (1°), os prefeitos eleitos nas cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) tomam posse para dar início aos mandados da legislatura 2021-2024.

Dois deles apenas darão continuidade a gestões que tiveram início em 2016. São os casos de Luiz Dalben (Cidadania), em Sumaré, e Angelo Perugini (PSD), em Hortolândia.

Prefeitos eleitos tomam posse nesta sexta-feira – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal e Divulgação

Outros três assumem pela primeira vez o executivo de suas respectivas cidades. São eles Chico Sardelli (PV), em Americana,  Rafael Piovezan (PV), em Santa Bárbara d’Oeste, e Claudio José Schooder, o Leitinho (PSD), em Nova Odessa.

Esse ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a posse dos eleitos será realizada de maneira diferente. Confira abaixo como será o rito em cada uma das cidades da RPT.

AMERICANA
A posse do prefeito eleito de Americana, Chico Sardelli (PV), seu vice Odir Demarchi (PL) e dos 19 vereadores será realizada no plenário da câmara , às 16 horas.

A presença do público está proibida. Serão autorizados a comparecer apenas os eleitos com dois convidados, cujos nomes foram fornecidos antecipadamente. Além disso, funcionários da Casa “indispensáveis à realização dos trabalhos” e imprensa previamente credenciada poderão participar.

Entre as medidas sanitárias adotadas para o dia da posse, estão aferição de temperatura, fornecimento de álcool em gel e uso obrigatório de máscara.

Na sequência,será realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2021-2022. Cinco vereadores estão na disputa pela presidência da Casa: Thiago Martins (PV), Léo da Padaria (PV), Thiago Brochi (PSDB), Nathália Camargo (Avante) e Gualter Amado (Republicanos).

HORTOLÂNDIA
A posse do prefeito Angelo Perugini (PSD) e dos vereadores eleitos acontecerá de maneira online, às 9h desta sexta-feira, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da Câmara.

Antes, a ideia era fazer com um número reduzido de convidados, mas por conta das restrições do Estado, a opção foi por uma cerimônia virtual.

Cada vereador ficará em seu gabinete, enquanto que o prefeito e o vice ficarão em locais escolhidos por eles. Não será permitido o acesso da imprensa.

NOVA ODESSA
A posse do prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho (PSD) e dos vereadores, acontecerá no saguão da prefeitura, às 10h dessa sexta, e será realizada de maneira online, sem a presença de público. Somente os eleitos, funcionários e a imprensa poderão entrar.

A sessão será transmitida ao vivo pelo site oficial da Câmara, pela página oficial no Facebook e canal no Youtube. Representantes da Vigilância Sanitária vão aferir a temperatura dos participantes da solenidade

SANTA BÁRBARA D’OESTE
A posse será realizada de forma presencial às 10h, mas sem público. Apenas o prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais que serão empossados poderão entrar no Teatro Municipal Manoel Lyra, além da imprensa credenciada.

As novas diretrizes foram definidas no dia 23 de dezembro pela prefeitura e câmara por conta das restrições impostas pelo Governo do Estado. Antes, a organização trabalhava com uma lista de até 237 convidados, o que equivale a 40% do espaço do teatro.

Haverá transmissão pela internet, pelas páginas da Câmara no Facebook e no Youtube, além da rádio Santa Bárbara FM 95,9 MHz e das redes sociais da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.

SUMARÉ
A posse dos eleitos será realizada de forma virtual, às 10h. Cada vereador ficará em seu gabinete, sem a presença de convidados, profissionais de imprensa ou público em geral.

Já o prefeito reeleito Luiz Dalben (Cidadania) e o vice Henrique do Paraíso (Republicanos) estarão em seus gabinetes na prefeitura, que fica ao lado da câmara. O evento será transmitido pela internet.

Depois da posse, acontece a eleição da Mesa Diretora no legislativo. A sessão será comandada pelo vereador Willian Souza (PT), atual presidente da Casa e parlamentar mais votado nas eleições de 2020, com 4.777 votos.

A votação da Mesa, pela primeira vez na história do Legislativo sumareense, será por voto aberto. A composição das comissões permanentes também será definida na sessão.

Publicidade