29 de março de 2024 Atualizado 12:37

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições 2020

Dr. José venceu na Zona Leste e em mais urnas de Santa Bárbara

Candidato derrotado foi o mais votado em 191 seções, 31 a mais do que Rafael Piovezan, que assumiu governo nesta sexta

Por João Colosalle

02 de janeiro de 2021, às 11h36 • Última atualização em 02 de janeiro de 2021, às 12h12

Derrotado nas eleições municipais de Santa Bárbara d’Oeste com 747 votos de diferença para o eleito Rafael Piovezan (PV), o candidato da oposição Dr. José (PSD) venceu na maior parte da Zona Leste e chegou a ser o mais votado na maioria das urnas da cidade. É o que mostra um levantamento do LIBERAL nos boletins de urna do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que detalham a votação apertada no município na eleição de 15 de novembro.

Votação em Santa Bárbara d’Oeste – Foto: Editoria de Arte / O Liberal

Em 2020, os eleitores da cidade foram divididos em 353 seções. Cada uma das seções corresponde a uma urna. Os pontos de votação são espalhados pelas escolas do município.

Para mapear a origem dos votos, o LIBERAL considerou o endereço das escolas. Geralmente, os eleitores votam em locais próximos de onde moram.

Do total de 107.280 votos computados, incluindo brancos e nulos, 39.519 foram para Rafael Piovezan (43,15% dos votos válidos) e 38.772 para Dr. José (42,34%.). A disputa no município, portanto, se concentrou nos dois candidatos.

Das 353 seções, Dr. José venceu em 191, enquanto o candidato do governo Denis Andia (PV) foi melhor em 160 delas. Em duas, ambas no Caic do bairro Santa Rita, houve empate.

Já na relação de votos por bairros e regiões da cidade, existiu praticamente uma divisão geográfica. Na Zona Leste, a preferência foi por Dr. José. Já na região central, deu Rafael Piovezan.

O candidato do PSD foi o mais votado nas urnas dos bairros Cidade Nova, Jardim Esmeralda, Jardim Europa, Zabani, Jardim Pérola, Planalto do Sol, São Fernando, Mollon e Vila Pântano.

Regiões como Residencial Furlan, Santa Rita, Vila Linópolis, Jardim Paulista, São Francisco e o próprio Centro preferiram o voto em Piovezan. Localizada no limite com Americana e um grande polo econômico e social de Santa Bárbara, a Zona Leste, porém, dividiu a preferência por Dr. José com o candidato Fabiano Pinguim (Podemos).

O ex-vereador e ex-presidente da câmara teve seu melhor desempenho em bairros como Jardim Pérola, Jardim Esmeralda e Cidade Nova, mas não passou dos 8.635 votos (9,43% dos votos válidos).

Embora tenha perdido no número de urnas, Piovezan conseguiu maior vantagem naquelas em que saiu vitorioso, por isso, no total de votos, ficou na frente de Dr. José e foi eleito prefeito da cidade.

Publicidade