27 de novembro de 2020 Atualizado 11:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

ELEIÇÕES 2020

Praia Azul concentra maior número de candidatos a vereador em Americana

Bairro conta com 27 moradores na disputa pelas cadeiras da câmara, aponta levantamento inédito feito pelo LIBERAL com os candidatos

Por André Rossi

25 out 2020 às 07:59 • Última atualização 25 out 2020 às 08:28

A Praia Azul concentra a maior parte dos candidatos a vereador em Americana para as eleições deste ano. Entre os 486 concorrentes, 27 moram no bairro.

A segunda posição traz um empate entre Jardim da Paz e Antonio Zanaga, ambos com 18 nomes. As informações são baseadas em entrevistas feitas pelo LIBERAL com todos os candidatos, entre 1º e 15 de outubro, e estão disponíveis no site do jornal.

O projeto – inédito na região – buscou detalhar quem são os postulantes ao Legislativo e traz o perfil de cada um deles, o que inclui o bairro onde moram. Dos 486 concorrentes, apenas 25 não foram encontrados pelos repórteres ou preferiram não dar entrevista.

Bairro conta com 27 na disputa, segundo levantamento exclusivo do LIBERAL – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Entre os 21 partidos que disputam a eleição, 14 possuem candidatos da Praia Azul. O partido com mais concorrentes no bairro é o PSD, com cinco. Na sequência aparece o PSB, com quatro.

Nas entrevistas feitas pelo LIBERAL, foi comum que os candidatos da Praia Azul prometessem melhorias para o bairro. É o caso de Enéias Francisco Neves (PL), que tenta se eleger vereador pela primeira vez para colocar a Praia Azul “em pauta”, pois entende que a mesma está esquecida pelo poder público.

Fabiano Bié (PV), que concorre pela quinta vez e é suplente desde 2008, pretende cobrar do próximo prefeito melhorias para a área da saúde. Da atual legislatura, o vereador Léo da Padaria (PV) fala em “continuar atuando na Praia Azul”; ele também tem imóvel no Jardim Alvorada.

Para o presidente do PSB de Americana, Naldo Faustino, muitos dos candidatos entram para a política por conta de demandas sociais da região onde moram. Alguns deles já exercem algum tipo de papel social na comunidade e buscam trazer maior visibilidade para suas necessidades.

“Tenho vários candidatos ali que entram por causa disso, para trazer essas causas sociais mais próximas da prefeitura e levar a prefeitura até eles. Com certeza, se a gente for eleito, é uma região que a gente vai dar total atenção”, comentou Naldo.

Apesar de ver a Praia Azul como uma “região muito importante da cidade”, o candidato a vice-prefeito pelo PSD, Douglas Trindade, que participou da formação da chapa, não vê a questão do bairro como relevante para a escolha dos vereadores.

“No nosso caso, ao montar a chapa, nós focamos realmente em ter qualidade dos candidatos, independentemente de que região eles são. Nossa preocupação foi apresentar bons quadros, candidatos preparados para discussão de políticas públicas de Americana, e não em razão da região da qual eles vem”, explicou Douglas.

Publicidade