06 de maio de 2024 Atualizado 18:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições 2020

Em eleição apertada, Denis consegue eleger sucessor em Santa Bárbara

Candidato da oposição, Dr. José se autoproclamou prefeito de Santa Bárbara com base em apuração interna do partido

Por Leonardo Oliveira

16 de novembro de 2020, às 08h35 • Última atualização em 16 de novembro de 2020, às 11h05

A população de Santa Bárbara d’Oeste decidiu pela continuidade de um projeto político que comanda a cidade desde 2013 e elegeu o biólogo e atual vice-prefeito Rafael Piovezan (PV), de 38 anos, como novo prefeito da cidade. A vitória foi apertada: apenas 747 votos separaram o vencedor do segundo colocado, Dr. José (PSD).

Piovezan recebeu 39.519 votos, o equivalente a 43,15% do total de votos válidos. O vice dele é Felipe Sanches (PDT), atual presidente da Câmara de Santa Bárbara. Dr. José acumulou 38.772 votos (42,34%) – na sequência aparecem Fabiano Pinguim (Pode), com 8.635 (9,43%), e Marcos Fontes (PSL), com 4.657 (5,09%).

Rafael Piovesan e Felipe Sanches: próximos prefeito e vice de Santa Bárbara – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

E o dia de votação foi repleto de polêmicas nos bastidores. Ainda sem que os dados começassem a ser divulgados no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a campanha de Dr. José o autoproclamou prefeito da cidade, com base em uma apuração interna feita por líderes do partido.

“É indescritível. É demais da conta, agora vamos cuidar da cidade”, chegou a dizer o médico em entrevista à reportagem. Seus apoiadores se reuniram na Avenida Monte Castelo e, eufóricos, parabenizaram o médico, já o tratando como vencedor.

A situação até chegou a desanimar alguns eleitores de Piovezan, que acreditaram no que foi divulgado, mas logo que os dados oficiais surgiram, o clima mudou e o otimismo tomou conta do comitê de campanha. Na comemoração, a maior parte dos apoiadores de Piovezan lembraram o episódio e falaram em tom de revanchismo.

“A nossa pesquisa foi feita na urna e o povo barbarense pode ter certeza que nós vamos retribuir com muito trabalho a confiança que eles depositaram em nós mais uma vez. [Agora] é trabalho, como sempre foi, e respeito por tudo que o barbarense precisa”, disse Rafael, logo após a vitória.

O município barbarense está acostumado a votações “apertadas”. Em 2000, Álvaro Alves Corrêa venceu José Maria de Araújo Júnior (PSDB) por uma diferença de 647 votos. O resultado deste domingo consolida o nome de Denis Andia, atual prefeito e que dá, inclusive, nome a coligação de Piovezan.

Primeiro prefeito reeleito da história da cidade, ele agora consegue também eleger seu sucessor, da mesma sigla. Questionado se esse aval recebido nas urnas o leva a cravar seu nome na corrida eleitoral por uma vaga como deputado em 2022, Andia desconversou. “Nós vamos conversar isso mais pra frente. Hoje é dia de comemorar a vitória do Rafael”.

Piovezan nasceu em Santa Bárbara e se formou em ciências biológicas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) Rio Claro. Tem mestrado e pós-doutorado em zoologia. Está no governo Denis Andia desde 2013, atuando como Secretaria Municipal de Meio Ambiente entre 2013 e 2014, e como diretor-superintendente do DAE depois disso, além de vice-prefeito desde 2017.

Publicidade