05 de dezembro de 2020 Atualizado 08:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

ELEIÇÕES 2020

Americana terá redução de 34 seções para as eleições deste ano

Parte dos equipamentos tiveram de ser doados para outros cartórios do Estado

Por André Rossi

25 out 2020 às 08:01 • Última atualização 25 out 2020 às 11:44

Americana terá redução de 34 urnas para a eleição do dia 15 de novembro. Ao invés das 479 seções eleitorais do último pleito, serão 445. O motivo é a determinação do TRE-SP (Tribunal Regional do Estado de São Paulo) de não utilizar as urnas eletrônicas do modelo de 2006 e 2008.

No caso de Americana, a medida forçou a doação de aparelhos para outras cidades. Segundo o chefe do cartório da 158ª Zona Eleitoral de Americana, Márcio Natsuki Uchida, caso não houvesse o remanejamento, seriam 229 seções eleitorais na zona.

“Contudo, trabalharemos com 194. Elas [urnas] já se encontram no recinto, já que tivemos que doar parte do nosso contingente para outros cartórios eleitorais do Estado”, explicou Uchida.

Mais de 200 urnas estão armazenadas no cartório da 384ª Zona Eleitoral, no bairro Boa Vista – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Todos os locais de votação contarão com membros do apoio logístico da Justiça Eleitoral para orientarem os eleitores sobre a respectiva seção de votação. Segundo Uchida, o eleitor não tem que se preocupar.

“Basta se dirigir até o local de votação, seguir os cartazes indicativos da seção, pois caso se trate de ‘extinção’ da seção, haverá um atendente na sala para prestar orientações, indicando para onde deverá se dirigir para votar”, comentou.

Já na 384ª Zona Eleitoral de Americana, serão 251 seções. Não foram informadas reduções, porém houveram três mudanças em locais de votação.

De acordo com o chefe do cartório da 384ª, Fábio Siscari de Andrade, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Indaiá não é mais local de votação. Com isso, todas as seções foram transferidas em definitivo para a FAM (Faculdade de Americana).

A única seção da Escola Estadual Professor Martinho Rubens Belluco não atingiu o número suficiente de eleitores e por isso foi transferida para o Ciep Milton Santos. E, por último a Escola Estadual Professora Ornela Rita Ferrari Sacilotto é um novo local de votação na eleição deste ano.

Caso o eleitor deseje, é possível consultar sua seção eleitoral pelo site do TRE ou pelo aplicativo e-Título.

Publicidade