28 de março de 2024 Atualizado 18:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Seriado

‘Hebe’: seriado da Globoplay vai além na história da apresentadora

Série “Hebe” mergulha nas contradições de uma das maiores personalidades da tevê brasileira

Por Geraldo Bessa / Tv Press

27 de julho de 2020, às 08h33

Falecida em 2012, aos 83 anos, Hebe Camargo teve uma vida intensa e exuberante. A produção de um filme abordando essa rica trajetória era uma ideia óbvia e, inclusive, fazia parte dos planos da família da apresentadora com o objetivo de celebrar sua memória e legado.

Responsável pelo roteiro do longa “Hebe – A Estrela do Brasil”, e experiente em cinebiografias, Carolina Kotscho percebeu o potencial dessa história durante a primeira fase de pesquisa e, ao lado do diretor Maurício Farias, sugeriu um desdobramento do filme à Globo.

“Dediquei seis anos da minha vida para estudar o melhor jeito de retratar a Hebe, uma mulher destemida, grande defensora da liberdade e ao mesmo tempo conservadora. Fiquei obcecada por essa figura tão intrigante”, destaca a autora.

Andréa Beltrão decidiu evitar uma imitação simples e criar uma versão mais pessoal sobre Hebe – Foto: Divulgação

Já disponível no Globoplay e com estreia na tevê aberta prevista para quinta, dia 30 de junho, a série “Hebe” conta com dez episódios e segue por um caminho diferente de outras biografias recentes, como as de Tim Maia e Elis Regina, que ampliavam a abordagem dos filmes adicionando cenas de arquivo e sobras das filmagens.

Enquanto o longa foca nas polêmicas políticas e no sucesso televisivo da apresentadora em meados dos anos 1980, a série faz um apanhado especial de toda a vida da homenageada, de 1946 a 2012. “São produções totalmente diferentes, mas complementares. Tudo foi feito com a mesma equipe, mas a série ganhou nomes adicionais no elenco e uma narrativa mais televisiva”, diferencia Farias, diretor de ambas produções.

Estrela das duas adaptações, Andréa Beltrão ficou surpresa ao receber o convite de Carolina para interpretar a apresentadora. Sem tanta sintonia física, a atriz decidiu evitar uma imitação simples e criar uma versão mais pessoal sobre a homenageada. “Estive no programa da Hebe uma única vez, no início dos anos 1990. Estava começando a minha carreira e fiquei muito impactada com a presença de palco dela. Nada passava despercebido e ela mantinha um controle especial sobre a câmera e o público. Por muito tempo, achei que não daria conta da força que o papel exigia”, explica Beltrão.

Na série, Beltrão divide o protagonismo com Valentina Herszage, atriz que vive Hebe durante a adolescência e juventude. Nascida em 1998, ela confessa que pouco sabia sobre o papel até passar no teste. A partir de matérias jornalísticas, muitos vídeos encontrados no YouTube e diversos encontros com Beltrão, Valentina, enfim, encontrou a segurança para viver uma jovem mulher à frente de seu tempo, característica que marca toda a trajetória da biografada.

Os bastidores ganham o primeiro plano, em uma narrativa sem cronologia e costurada a partir das memórias da protagonista. Neste contexto, a produção mergulha na vida em família antes da fama, nos casamentos, na relação com o filho e as decisões profissionais que a tornaram uma das maiores comunicadoras do Brasil.

Neste processo, o público também é apresentado às mais diversas facetas de Hebe, onde cabe a luta dos direitos das mulheres, a defesa de políticos e discursos calorosos sobre moral e bons costumes.

AMIGOS

Os amigos famosos da apresentadora também se destacam ao longo dos episódios, em especial o “crush” em Roberto Carlos, vivido por Felipe Rocha, e o trio inseparável que a protagonista formava com Nair Belo e Lolita Rodrigues, interpretadas por Claudia Missura e Karine Teles, respectivamente. “São personalidades muito famosas. Então, para não ficar algo muito caricato, pedimos para o elenco fazer uma versão realista, que não soasse como uma mera imitação”, detalha Maria Clara Abreu, que divide a direção da série com Maurício Farias.

Com amplo acesso ao acervo de objetos, figurinos e joias da apresentadora, o realismo também pautou a estética de “Hebe”. Em um trabalho conjunto das equipes de caracterização, cenários e direção de arte, a ideia foi remeter às variadas décadas retratadas em cena utilizando itens originais e algumas réplicas dos visuais usados por Hebe ao longo dos anos. “Para a persona da Hebe, recorremos ao acervo espetacular que encontramos na casa dela. Móveis, roupas, sapatos, prêmios e presentes estão compondo as cenas. O resultado é exatamente o tom de realidade que queríamos”, conta a diretora de arte Luciane Nicolino.

Publicidade