Festival da Arte Capoeira resgata cultura caipira do interior paulista

Palestras, apresentações de dança e oficinas acontecem no Flamengo Futebol Clube neste sábado, a partir das 10h


A Abadá Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira) realiza neste sábado (22) o Festival da Arte Capoeira em Americana. O evento, que tem apoio do Grupo Liberal de Comunicação, busca resgatar a cultura caipira do interior paulista com palestras, apresentações de dança e oficinas. O evento é gratuito e acontece no Flamengo Futebol Clube.

Foto: Reprodução
Programação é organizada pela Abadá Capoeira de Americana

A programação começa às 10h, com palestra da capoeirista Lívia Pascal, doutoranda em capoeira pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). “Ela estuda as raízes africanas aqui no Brasil e vai dar uma palestra e oficina de acrobacia da capoeira”, explicou Sidney Maurício Tempesta, o mestre Pernilongo, que faz parte da Abadá Capoeira.

O evento continua às 17h com apresentações de capoeiristas de 11 estados diferentes. Também haverá o batizado, que consiste na mudança de corda dos praticantes da modalidade.

“Já foi feita uma pesquisa com os alunos e eles vão fazer a dança da fita, moda de viola, coisas para resgatar (a cultura do interior). Os próprios alunos da Abadá vão apresentar para não deixar morrer, porque muita coisa vai ser perdendo. As coisas mais manuais, artesanais, vão se perdendo”, afirmou Pernilongo.

A Abadá realiza também duas atividades na quinta (20) e na sexta-feira (21) voltadas especificamente para quem já é capoeirista. “É uma parte mais técnica e teórica sobre a profissionalização da capoeira, uma reciclagem mesmo”, disse.

O Flamengo Futebol Clube fica na Rua Jaime Gabriel dos Santos, 260, no bairro Chácara Machadinho II.

Tradição

A Abadá Capoeira é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) como escola alternativa. A entidade reúne mais de 130 mil alunos em 70 países, presente nos cinco continentes em todos os estados do País.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora