02 de dezembro de 2021 Atualizado 15:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PATRIMÔNIO

Prédio da biblioteca de Nova Odessa entra em fase final de reforma e restauração

Próxima etapa inclui restauro das paredes e a expectativa é que a obra de prédio histórico fique pronta entre janeiro e fevereiro

Por Stela Pires

25 nov 2021 às 13:56

A reforma do prédio histórico do Centro Cultural Herman Jankovitz, na Avenida João Pessoa, em Nova Odessa, entrou na fase final de conclusão, informou a prefeitura.

A próxima etapa do prédio onde funciona a Biblioteca Municipal Professor Antonio Fernandes Gonçalves inclui o restauro de algumas paredes, já que a pintura é antiga e bastante específica da época de construção. 

Prédio de 1932 recebe reforma geral e restauração das características arquitetônicas originais – Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação

A intenção, segundo o diretor municipal de Cultura, Cadú Pinotti Junior, é concluir os trabalhos até janeiro ou fevereiro, quando o espaço deve ser reinaugurado com uma programação especial. Com recursos próprios, a prefeitura está investindo um total de R$ 116.295,19 na obra.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Por se tratar de um prédio antigo, de 1932, além da reforma geral,é necessária a restauração das suas características arquitetônicas originais.

O contrato prevê intervenções como restauração na pintura e portas reparos nos banheiros e cozinha, nos forros de madeira (interno) e PVC (externo), a recuperação da calçada em mosaico português e a pintura do portão metálico original.

Para garantir a originalidade da pintura, a empresa Vértice Edificações Eireli Ltda, empresa sediada em Nova Odessa que venceu a licitação, contratou uma artista especializa na área.

“Reformar nosso Centro Cultural é preservar a História da nossa cidade e do nosso povo. E um povo sem história é um povo sem identidade própria, sem carinho pela cidade onde mora. Então é uma obra muito importante para Nova Odessa”, explicou recentemente o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD).

*Estagiária sob supervisão de Talita Bristotti

Publicidade