25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PINTURA

MAC inicia exposição de obras de artista americanense

“Paisagens da Memória”, de Cristina Pollesel, é uma série de pinturas que retratam paisagens de Americana

Por Isabella Holouka

13 de outubro de 2021, às 13h55 • Última atualização em 13 de outubro de 2021, às 14h06

A artista americanense Cristina Pollesel terá obras expostas no MAC (Museu de Arte Contemporânea), da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). A exposição “Paisagens da Memória” retrata vistas da cidade de Americana e pode ser conferida a partir desta quarta-feira (13) até 12 de novembro, das 9h às 17 horas, no museu localizado no interior do CCL (Centro de Cultura e Lazer) Poeta Antonio Zoppi, à Avenida Brasil, número 1293.

Cristina venceu recentemente o primeiro lugar do XXIV Concurso de Pintura e História ‘Frida Kahlo’, de Madri. Há 18 anos morando na capital da Espanha, foi a terceira vez que ela conquistou o prêmio.

Cristina Pollesel terá obras expostas no MAC – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Nos anos 90, a artista introduziu em seu processo criativo o uso de materiais reciclados como o metal, a madeira e o papel através da assemblage (colagem com materiais tridimensionais), mas a pintura sempre se manteve muito forte na sua linguagem, segundo informações compartilhadas pela Sectur.

Em paralelo com sua obra autoral, ainda antes de sair do Brasil, Cristina estabeleceu uma parceria com decoradores, arquitetos e particulares para a criação de obras exclusivas sob medida e que, apesar de diversas, carregam muito do seu aprendizado e da sua linguagem.

A artista foi viver em Madrid no ano de 2006, e descobriu na capital espanhola a pintura urbana que incorporou com paixão ao seu alfabeto visual. Também recuperou a colagem, passando a utilizar agora papel e telas recicladas.

Além dos diversos prêmios já conquistados na carreira artística de Cristina, destaca-se também o fato de que dois de seus trabalhos, um objeto e uma instalação, integram o acervo do MAC de Americana.

Mais do trabalho da artista pose ser conferido pelo site cristinapollesel.wix.com ou Instagram da artista.

Publicidade