08 de março de 2021 Atualizado 21:36

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Vozes Bárbaras

Coral Municipal de Santa Bárbara abre inscrições

Programação 2021 vai incluir eventos como o Encontro Municipal de Corais, Festival de Música Sacra, Beatles Sinfônico, Concerto da Consciência Negra e Concertos de Natal

Por Isabella Holouka

21 jan 2021 às 09:03

Com inscrições abertas para novos membros, o Coral Municipal de Santa Bárbara d’Oeste – Vozes Bárbaras – divulgou um calendário com eventos e sinopses de apresentações previstas neste ano.

Com regência de Eduardo Lustosa, os ensaios acontecem às segundas-feiras, entre 19 e 21 horas, no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, localizado no número 1000 da Avenida Monte Castelo, no Jardim Primavera, no térreo.
No primeiro semestre os ensaios serão de 1° de fevereiro a 28 de junho e, no segundo semestre, de 26 de julho a 20 de dezembro de 2021. As inscrições seguem até o dia 5 de fevereiro, pelo site www.santabarbara.sp.gov.br/coral.

O Coral Vozes Bárbaras quer se estabelecer como referência na região – Foto: Divulgação

“Para participar não é necessário ter experiência na área, basta sentir vontade em se doar pela arte. Nosso coro é o cartão de visita cultural do Município e alcançará ainda mais visibilidade e aprimoramento técnico ao longo dos próximos meses”, incentiva o secretário de Cultura e Turismo Evandro Felix.

A Secretaria aponta que, através da diversidade de repertório e do enfoque em técnica vocal, o grupo busca se aprimorar e se estabelecer como referência na cidade e na região.

Neste ano, o planejamento foi dividido em cinco grandes eixos: Encontro Municipal de Corais, 1º Festival de Música Sacra, Beatles Sinfônico, Concerto da Consciência Negra e Concertos de Natal.

Com 28 anos, o Coral é formado por voluntários, não profissionais, que se reúnem semanalmente por amor à música, com o objetivo de promover a atividade musical na cidade, por meio de um ambiente de educação musical aberto à população e com apresentações ao público.

Planejamento
O Encontro Municipal de Corais, programado para junho, promove anualmente a interação de coros de Santa Bárbara e região. Caso o evento seja realizado on-line, devido à pandemia, cada coro participante poderá enviar até três vídeos. Independente do formato, o Coral Municipal deve iniciar e encerrar o evento com repertório de música popular brasileira e internacional.

Em setembro será a vez do Festival de Música Sacra, que em sua primeira edição visa a promoção do diálogo inter-religioso. “Observando o crescimento de coros e grupos musicais ligados a diversas denominações e filosofias religiosas na cidade e região, este evento busca abranger as diferentes concepções da experiência com o ‘divino’ através da música”, traz a sinopse.

O Coral Municipal apresentará um repertório de “African American Spirituals”, músicas que trazem referências às passagens bíblicas, criadas e entoadas pelos negros norte-americanos nas lavouras, plantações e cultos.

Tanto o Encontro Municipal de Corais quanto o 1º Festival de Música Sacra terão inscrições abertas divulgadas antecipadamente pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Turismo.

Programado para outubro, o evento Beatles Sinfônico será apresentado em parceria com a Orquestra Filarmônica do SENAI, de Americana. O Coral Municipal realizará este concerto entoando diversas canções dos Beatles numa linguagem sinfônica. A previsão é que o evento seja realizado em Americana e em Santa Bárbara d´Oeste, com ingressos solidários.

Em novembro, mês da Consciência Negra, o Coral Municipal se une ao movimento musical negro da cidade para a execução de canções afro-brasileiras. A intenção é que o evento aconteça a céu aberto, abrangendo uma diversidade de expressões, como a dança, o maracatu, capoeira, leitura de poemas e dramatização.

A programação do ano de 2021 do Coral Municipal se encerra com os Concertos de Natal, no mês de dezembro. As tradicionais apresentações contam com repertório temático.

Publicidade