04 de maio de 2024 Atualizado 12:18

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Literarts

Com encontros virtuais e gratuitos, grupo literário divulga programação para 2022

Estão previstas atividades como discussão de livros, participação em concursos e editais literários, e a publicação online de textos

Por Marina Zanaki

02 de março de 2022, às 08h41

Nascido na pandemia, o Grupo Literário Literarts retomou os encontros e divulgou a programação para 2022. Estão previstas atividades como discussão de livros, participação em concursos e editais literários, e a publicação online de textos produzidos pelo grupo.

O Literarts surgiu em maio do ano passado promovendo desafios literários; produção, leitura e crítica de textos; estudos em escrita criativa; leitura e análise de obras. Os encontros são gratuitos e em formato online.

O grupo foi formado pelo narrador, ator e arte educador Amauri de Oliveira, de Santa Bárbara d’Oeste. Autor do livro infantil “Mamão de Bruxa” e coordenador da antologia “Contos e Causos da Nossa Terra”, ele ministrou diversas oficinas de escrita criativa durante o pior período da pandemia em formato virtual. Com a ampla adesão dos alunos e produção intensa de textos, foi criado oficialmente o Grupo Literário Literarts.

O grupo foi formado pelo narrador, ator e arte educador Amauri de Oliveira, autor do livro infantil “Mamão de Bruxa” – Foto: Divulgação

Com a assistência do também escritor, narrador e ator André Lima, o grupo reúne mais de 20 integrantes, entre escritores e leitores. A maioria é de Santa Bárbara d’Oeste, mas há moradores de Americana, Campinas, Santos, São Vicente, e também dos estados de Mato Grosso do Sul e Pará. Mesmo com a redução nos índices da pandemia, o grupo deve continuar se reunindo online para promover um amplo alcance.

“A possibilidade das trocas de produção e dos encontros online é que potencializam o grupo, que durante os seus meses de existência já produziu mais de 200 textos”, explicou Amauri.

A produção vai passar por uma seleção dos autores e correções para ser publicada. A plataforma onde eles serão disponibilizados ainda está sendo levantada, mas o grupo estuda o Google Drive e redes sociais.

Além das produções próprias, também são discutidos diversos livros. A seleção inclui autores brasileiros e internacionais, entre nomes conhecidos e estreantes. O grupo faz a análise das obras, das temáticas abordadas e das diferentes formas de escrita.

Forram realizados 10 círculos do livro no ano passado, com obras como “Quarto de Despejo”, de Maria Carolina de Jesus; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “O menino do Dedo Verde”, de Maurice Druon; “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne; e “Meu pé de laranja-lima”, de José Mauro Melo de Vasconcelos.

Participação

As reuniões são sempre às segundas-feiras, a cada duas semanas, das 19h às 21h. A próxima está marcada para 7 de março. Qualquer pessoa interessada pode participar. A recomendação é que tenha mais de 15 anos, interesse em escrita e leitura, e tempo disponível para a participação.

“Não é obrigatória a participação em todas as reuniões, mas sim uma participação efetiva com escrita de textos, leitura do livro escolhido e crítica ao material produzido”, esclareceu Amauri.

Para se inscrever ou buscar mais informações sobre a programação de 2022 do Grupo Literário Literarts, o contato é o WhatsApp (19) 99767-2582.

“O grupo Literarts está sempre de portas abertas para novos participantes que queiram se inscrever, que gostem de escrita e leitura, para poderem desenvolver suas potencialidades literárias, produzindo textos, divulgando sua produção e valorizando a literatura”, convidou Amauri.

Publicidade