26 de abril de 2024 Atualizado 15:10

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Livros

Bibliotecas de Santa Bárbara começam a retomar os atendimentos

Reserva online e horário agendado para retirada de livros fazem parte dos cuidados adotados pela cidade na retomada dos empréstimos

Por Marina Zanaki

22 de outubro de 2020, às 09h30

Fechadas desde março por conta da pandemia, as bibliotecas da região começam a retomar os atendimentos. Mesmo com autorização para funcionar parcialmente desde a fase amarela do Plano São Paulo, as bibliotecas estão retomando apenas após o avanço para a fase verde. Isso ocorreu na capital paulista e está sendo repetido na região.

Em Santa Bárbara d’Oeste, a retomada teve início em outubro. As três bibliotecas reabriram dentro de um esquema especial, que prevê reserva antecipada e retirada agendada. O acesso às dependências das bibliotecas segue proibido.

A biblioteca Prof° Léo Sallum, na Cidade Nova, retomou atividades com restrições na semana passada – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A biblioteca Neide Crócomo, no CEU das Artes, foi a primeira a retomar os atendimentos, em 5 de outubro. Na semana passada, foi a vez da biblioteca Prof° Léo Assad Sallum, na Cidade Nova.

Na última segunda-feira, foi retomado o atendimento na Biblioteca Municipal Maria Aparecida Almeida Nogueira, na região central de Santa Bárbara. O horário de funcionamento das três é das 8h às 12h.

O leitor precisa fazer uma reserva para ter acesso aos empréstimos. Por meio de telefone ou WhatsApp de cada biblioteca, é preciso informar nome, data de nascimento e nome do livro. A retirada é feita mediante agendamentos, com intervalos de 10 minutos entre os leitores.

A devolução também ocorre em um modelo especial. O livro deve ser deixado em um recipiente identificado como devolução. Nesse caso, não é necessário agendamento. Podem ser emprestados no máximo quatro livros a cada vez.

O período de empréstimo é de 15 dias, com possibilidade de mais 15 dias para renovação. A prefeitura definiu que não será cobrada multa sobre livros emprestados antes da pandemia, no período de janeiro a março de 2020, e nem sobre os meses de suspensão das atividades presenciais.

Ao chegar na biblioteca, o livro vai ficar fora do acervo por um período para passar por quarentena. Tanto na retirada quanto na devolução é obrigatório o uso de máscara e álcool em gel; a medida é válida para os funcionários e para os leitores. Os livros disponíveis nas bibliotecas barbarenses podem ser consultados por meio do www.santabarbara.sp.gov.br/biblioteca.

Americana
Entre os leitores que frequentam a Biblioteca Municipal Professora Jandira Basseto Pântano, em Americana, cerca de 70% são mulheres; dessas, 40% têm mais de 35 anos e 40 anos.

A estimativa é do orientador cultural da Biblioteca de Americana, Leonardo Luciano. Ele contou que há muitas pessoas ansiosas com o retorno, mas que há uma preocupação com o público pois a idade é um fator de risco para complicações da Covid-19.

Leonardo Luciano: Biblioteca de Americana estuda protocolos para reabertura – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“Se falar que está aberto, o pessoal vem. Tem gente maluca de ansiedade para poder voltar a pegar os livros, leitoras queridas de muitos anos, mas sabemos que vai ser mais um fator para sair de casa e correr risco”, disse Leonardo ao LIBERAL no mês passado.

Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, existe um planejamento feito por técnicos e diretores da Secretaria de Cultura e Turismo para reabertura da Biblioteca Municipal em novembro, “com funcionamento das retiradas e entregas de livros, com levantamento de providências necessárias para que a reabertura aconteça, dentro das medidas preventivas contra a Covid-19. A reabertura será discutida e decidida junto aos superiores”.

Em Nova Odessa, a Biblioteca Municipal segue fechada e não há uma previsão para reabertura.

Contatos para reserva em Santa Bárbara d’Oeste:
• Biblioteca “Neide Crócomo”
CEU das Artes – (19) 3458-5868

• Biblioteca “Prof° Léo Assad Sallum”
Cidade Nova – (19) 3457-4628

• Biblioteca Pública Municipal “Maria Aparecida Almeida Nogueira”
Central – (19) 3455-2619

Publicidade