15 de julho de 2024 Atualizado 11:40

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Naty Camoleze

Você sabe o que é anime?

No Brasil, foi em meados da década de 1980 que eles ganharam destaque com Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball

Por Naty Camoleze

01 de fevereiro de 2024, às 16h55

Naruto - Foto: Reprodução

Chamado no Brasil de animê, o anime é um tipo de desenho animado produzido no Japão. O termo é utilizado para classificar os tipos de animação, independente de local ou estrangeira. A origem do termo ainda é incerta. Pesquisadores acreditam que possa ser uma abreviação do inglês animation. Outros defendem que pode ter vindo do francês animée.

Ele não é um gênero de animação, na verdade é apenas um meio, já que pode apresentar tipos diferentes, como infantil, terror, romance, comédia, aventura, erótico, ficção científica etc. No Brasil, foi em meados da década de 1980 que eles ganharam destaque. Quem não lembra de Dragon Ball, Naruto e Cavaleiros do Zodíaco?

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

As primeiras animações comerciais japonesas datam de 1917. Um estilo de arte característico surgiu na década de 1960 com as obras do mangaká Osamu Tezuka e se espalhou nas décadas seguintes, alcançando um grande público. Uma boa parte das animações japonesas possui sua versão em mangá, os quadrinhos.

Os animes trazem para a gente aquela intensa demonstração de sentimentos e emoções dos personagens através das expressões faciais, tudo mais exagerado, lágrimas que saltam os olhos, que geralmente são bem grandes, cheios de brilhos e cor.

Eles são classificados de acordo com a temática como:

Shonen: significa “menino” na livre tradução a partir do japonês e são destinados para adolescentes do sexo masculino, que gostam principalmente de ação e aventura. A história costuma ser focada no desenvolvimento e jornada do herói, que neste caso é do gênero masculino. Exemplos: Dragon Ball, Natura, Cavaleiro dos Zodíacos, entre outros.

Cavaleiro dos Zodíacos – Foto: Reprodução

Shoujo: significa “menina”, na livre tradução. Estes animes são direcionados principalmente para adolescentes do sexo feminino. Normalmente, tratam dos chamados “ritos de passagem” de uma mulher, os dramas e preocupações típicas das meninas durante a adolescência, como o primeiro amor, o primeiro beijo etc. Assim como os animes Shounen, os Shoujos também podem ser de diferentes gêneros, como o Mahō shoujo, um subgênero que apresenta personagens guerreiras e com poderes mágicos (a Sailor Moon é um bom exemplo).

Seinen: significa “adulto” ou “homem adulto”. São animes para o público adulto, normalmente destinado aos homens. Tratam de assuntos mais complexos, profundos e realistas. Conteúdo erótico e cenas com muita violência também fazem parte das produções.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Josei: significa literalmente “mulher”. Assim como o Seinen, este tipo de anime é feito para um público adulto, mas do gênero feminino. Representa o amadurecimento do Shoujo, apresentando questões comuns do cotidiano das mulheres a partir de um ponto de vista realista. Exemplos: Chihayafuru, Nodame Cantabile, Paradise Kiss, Natsuyuki Rendezvous e Usagi Drop.

Nodame Cantabile – Foto: Reprodução

Kodomo: significa literalmente “crianças”. São animes feitos com foco nas crianças, como o nome sugere, principalmente entre os 4 e 10 anos. As histórias costumam transmitir importantes lições para os mais novos, como respeitar os mais velhos, por exemplo. Os enredos são simples e de fácil compreensão. A importância da amizade e a valorização de valores fraternais e familiares também são comuns neste tipo de anime.

Hentai: são os chamados animes eróticos ou pornográficos, com cenas de sexo explícito.

Existem diversas outras categorias e subcategorias de animes. A partir da classificação dos animes, eles ainda podem ser divididos em vários gêneros e subgêneros, de acordo com a temática ou estética que apresentam.

A Netflix conta com muitos animes para maratonarmos. Separei alguns:

Naruto
É uma série de mangá escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto, que conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o ninja líder de sua vila.

Castlevania
Um caçador de vampiros luta para salvar uma cidade sitiada por um exército de criaturas controladas pelo próprio Drácula.

Baki Hanma
O mundo é abalado com a notícia de um homem que derrotou um elefante com as próprias mãos. No Japão, Baki é confrontado por uma criança armada com uma faca.

Ōoku: por dentro do castelo
Em um mundo alternativo onde a população masculina foi praticamente dizimada, os homens que se qualificam servem de concubinos para a xogum.

Texto publicado originalmente em 29 de setembro de 2023

Naty Camoleze

Jornalista, comunicadora e apaixonada pelo universo de filmes e séries, sempre busca algo escondidinho nos streamings para indicar