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Presença Digital

Cinco tipos de conteúdo que você mesmo pode fazer

Listas, histórias, comparativos, bastidores: como produzir conteúdo para aumentar o engajamento de sua empresa

Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti

30 abr 2021 às 07:00 • Última atualização 30 abr 2021 às 07:45

Uma das maiores queixas que vemos todos os dias na nossa consultoria é sobre a dificuldade de produzir conteúdos para as redes sociais, entre elas, o Instagram.

As pessoas que estão à frente dessa tarefa nas empresas simplesmente ficam travadas na hora de postar e assim desperdiçam muitas chances de fazer bons negócios, afinal de contas, o cliente ideal está conectado à internet e na maioria dos casos utiliza as redes sociais diariamente.

Sabemos que produzir bons conteúdos é algo desafiador e na maioria das vezes pode parecer complicado, mas, vamos compartilhar aqui com vocês cinco tipos de conteúdo que são mais simples de produzir e pode fazer seu engajamento aumentar bastante.

Histórias

Quem não gosta de uma boa história? Histórias são bem capazes de prender a atenção do seu público e aumentar a conexão com seus seguidores. As histórias podem conter metáforas, tratar de assuntos pessoais ou então você pode aproveitar assuntos atuais para criar ganchos, como datas comemorativas ou acontecimentos e notícias que são destaques no momento. O importante nesse tipo de conteúdo é não se esquecer de criar conexão com seu produto ou serviço.

Listas

O outro tipo de conteúdo são as listas: todo mundo adora listas! Se você prestar um pouco mais de atenção, vai perceber que até mesmo este texto se trata de uma lista. Além de simplificar a compreensão, elas ajudam a reter rapidamente as informações e são simples de fazer, pois basta você escolher um tema que domina, e dividir o tema que escolheu em tópicos. Mas qual tipo de lista eu posso abordar? Qualquer tipo!

Por exemplo:
– 3 tipos de…
– 5 coisas que…
– 7 maneiras de…
– 3 erros que…

Comparativos

O próximo tipo de conteúdo que é muito simples de criar, e que gera muito engajamento, são os comparativos. Todo mundo ama um “antes e depois” ou também comparativos de produtos. Esse tipo de conteúdo também serve para solucionar as dúvidas sobre serviços ou produtos que são diferentes, mas que ainda podem causar confusão para quem é leigo no assunto. Lembre-se de não apelar nesse formato, pois caso o seu público perceba algum exagero, o resultado pode ser exatamente o oposto.

Tutoriais

Um tipo de conteúdo muito legal são os tutoriais. Ensinar o passo a  passo para resolver um problema de um cliente, além de aumentar o engajamento, faz com que sua empresa crie autoridade de mercado.

Ao escrever um tutorial, imagine que o leitor está lendo conteúdo e fazendo o que você está explicando ao mesmo tempo. Por isso, inclua imagens explicativas, print screens, e pense muito bem em uma ordem lógica para passar o conteúdo da melhor forma possível para seu público, da mesma forma de uma receita de bolo.

Invista em tutoriais que possam facilitar a vida da sua audiência e surpreenda-se com o engajamento.

Cotidiano

E finalmente, seu cotidiano! Sim, você pode não acreditar, mas situações dos bastidores da sua empresa costumam gerar bastante engajamento. Fotos da equipe, de novos produtos, processos de fabricação, tudo que aguce a curiosidade do seu público e divulgue sua empresa vale a pena. Apenas tenha o cuidado de não exagerar na formalidade ao escolher o conteúdo. Sempre analise se ele contribuirá de fato para a melhoria da imagem da sua empresa.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana