21 de abril de 2021 Atualizado 20:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Meus 15 anos como escritora

Por Katya Forti

29 nov 2020 às 08:45

Me lembro como se fosse hoje: o sentimento que invadiu minha alma, quando pude ver a publicação do primeiro artigo, na página 2, do LIBERAL. “A força da juventude”. Fazia referência ao empenho e dedicação de jovens alunos, na Feira Científica, na EEPSG Dr. Heitor Penteado.

A empolgação, ao demonstrar e explicar aos visitantes seus experimentos, foi algo tão contagiante, que me inspirou a escrever sobre aquele evento. E, desde então, se passaram 15 anos. Foi em 22 de novembro de 2005.

Como colaboradora da página 2, João Rodella e Diógenes Gobbo foram as mãos amigas que me conduziram e me guiaram nos primeiros passos. A eles, a minha eterna gratidão. Bem como aos amigos editores que sempre me apoiaram. E claro, a todos os queridos leitores que me acompanham há tantos anos, e me dão imensa força.

Percebo ao longo do tempo, como evoluí neste sentido, ampliando o repertório em vocabulário, expressões, metáforas e, principalmente, em concisão. Pois as mudanças de diagramação da página, ao longo dos anos, tornaram necessária esta habilidade. Para aqueles que não me conheciam naquela época, um trecho, daquele que foi, por assim dizer, o começo de tudo.

“Correm os dias no calendário da vida e do tempo, porém uma questão permanece em pauta. O que fazer com o ensino, com o sistema educacional em nosso País? Como motivar os jovens a fim de torná-los mais interessados às questões do ambiente que os cercam? Não precisa muito para obtermos a fórmula tão desejada. Basta que acreditemos na força da juventude.
A resposta para este enigma que parece indecifrável encontra-se bem diante de nós: acreditar nos jovens e no potencial que trazem consigo”.

*Katya Forti é pedagoga.

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.