07 de março de 2021 Atualizado 20:39

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estúdio 52

Universo Lilo e Stitch: 4 filmes, 2 séries, 1 anime

O "clássico" da Disney começa em 2002 com Lilo, passa por Yuna e termina em 2017, com Ai

Por Maíra Torres

21 fev 2021 às 09:33 • Última atualização 22 fev 2021 às 15:30

“Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca mais abandonar, ou esquecer”. Tão famosa quanto a frase é o filme que deu origem à ela: Lilo e Stitch. O universo dos dois companheiros, no entanto, não se restringiu ao primeiro longa, de 2002.

A franquia, hoje conhecida como um dos “clássicos” da Disney, ainda prosseguiu até 2017 com mais três filmes, um curta, duas séries e um anime.

Com cerca de 70 horas de conteúdo, é possível acompanhar Stitch desde quando é criado pelo cientista intergaláctico Jumba, passando pelo momento em que Lilo cresce e tem uma filha, até quando Stitch conhece novas amigas, Ai Ling e Yuna Kamihara.

A história, no entanto, não se desenrola nessa ordem. Parte dela não está disponível no Brasil e nem conta com os personagens da franquia original, Lilo, Nani e David. Muitas reviravoltas acontecem.

Nem sempre Lilo e Stitch foram uma dupla. Gif: Divulgação – Foto:

No primeiro filme, “Lilo e Stitch”, lançado em 2002 pela Disney, vimos Stitch, ou “a experiência 626” fugir para a Terra e encontrar Lilo, que tentava ficar ao lado de sua irmã, Nani, e David. Aqui, ele aprende sobre Ohana, vive aventuras e descobre que pode ser bom.

Ao final, a família termina unida com Lilo, sua irmã e o namorado, Stitch, Jumba, Pleakly (o outro alienígena enviado para ajudar a capturar Stitch) e, porque não, até Cobra Bubbles, o assistente social.

Mal sabia Lilo e Nani que a família aumentaria nos próximos filmes. Foto: Divulgação – Foto:

Com sucesso verificado, a Disney encomendou um segundo filme para 2003, intitulado “Stitch! O filme” e, ao mesmo tempo, uma série.

No longa, Jumba sem querer espalha os 625 experimentos anteriores à Stitch pelo Havaí e isso leva Lilo e Stitch a recuperarem e salvarem cada unidade de Gantu, capitão da União Federativa da Galáxia, que retorna do primeiro filme ainda atrás de uma maneira de prender Jumba e suas criações.

Experiência Sparky (221) capturado por Lilo e Stitch. Foto: Divulgação – Foto:

Cada experimento tem uma personalidade e um poder especial. “Lilo e Stitch – A série” chega para mostrar (o que o filme não conseguiria) como a dupla capturou as outras experiências, quem são, quais os poderes de cada um e como todos eles ganharam uma função.

São 65 episódios divididos em duas temporadas, com 39 na primeira e 26 na segunda. A série foi ao ar entre 2003 e 2006 e foi exibida no Brasil pelo Disney Channel.

A série da dupla mostra Lilo e Stitch indo atrás das outras experiências. Foto: Divulgação – Foto:

Na sequência, em 2005, vem o terceiro filme da franquia: “Lilo e Stitch II: Stitch deu defeito!”. Nesse longa, Stitch começa a apresentar uma falha operacional que atrapalha sua convivência com a família e traz problemas para Lilo, já que isso acontece antes do grande concurso de Hula. Ohana permanece ao final, e o Hula também. O DVD da obra tem, ainda, um curta de quase 5 minutos que mostra Stitch descobrindo como ele foi feito.

O filme mostra vários atritos entre os dois, por conta do ‘defeito’ de Stitch. Foto: Divulgação – Foto:

O quarto e último filme, “Leroy e Stitch”, de 2006, introduz o vilão Dr. Hamsterviel, que escapa da prisão e força Jumba a criar um irmão gêmeo malvado de Stitch, Leroy. Numa corrida contra o tempo, Lilo ajuda Stitch, Jumba e Pleakly a conterem um exército de Leroy’s clonados.

Stitch precisa enfrentar seu ‘irmão gêmeo Leroy’. Foto: Divulgação – Foto:

O filme termina com a família de Lilo, que já contabilizava outros 625 experimentos membros, acolhendo Leroy. Uma Ohana completa, que também marca o final do arco original como o conhecemos.

Ohana completa, com experimentos mostrados na série. Foto: Divulgação – Foto:

“Stitch!” é o anime que se passa após os acontecimentos de Leroy e Stitch, quando Stitch resolve viajar para o espaço, vigiado por Jumba, e cai em um buraco negro de volta à terra, dessa vez, em Izayoi Island, uma ilha na costa de Okinawa, no Japão. O que muito poucos sabem é que Stitch só viaja após Lilo descumprir uma promessa que fizeram, fazendo 626 acreditar que ela não teria mais espaço em sua vida para ele.

Após os acontecimentos do último filme de 2006, o tempo passa e Lilo cresce, vai à faculdade e conclui que não pode levar Stitch consigo. Eles então, combinam que ele esperaria os quatro anos até que ela retornasse e, nesse dia, se encontrariam na praia.

Infelizmente, Lilo não vai ao local combinado porque já estava atrasada para ajudar sua irmã, que estava dando à luz seu filho com David! Stitch espera, em vão, e vai embora, decepcionado.

Mas, após cair em Okinawa, ele conhece Yuna, uma menina de dez anos, e também descobre a existência de uma Pedra Espiritual capaz de realizar desejos para aqueles que cumprem a tarefa de realizar 43 boas ações.

A nova Ohana, Yuna, Stitch, Jumba e Pleakly, passam os dias ajudando Stitch a realizar seu desejo para se tornar o mais poderoso da galáxia. Ao final, ele descobre que na verdade tudo o que quer é ficar com Yuna, e é isso que acontece.

Anime “Stitch!” acontece após os eventos do filme Leroy e Stitch. Foto: Divulgação – Foto:

Vale dizer que o anime não ignora Lilo totalmente. Em um momento, Stitch comenta com Yuna que já teve uma antiga “Ohana”, e até encontra Ani, a filha de Lilo (que é idêntica à mãe) no episódio 23 da terceira temporada. Ao entender que a menina não é sua antiga amiga, ele vai atrás da verdadeira Lilo e em um reencontro emocionante, se desculpam e fazem as pazes. E Lilo, Nani ou Ani não aparecem mais.  

Stitch reencontra Lilo e sua filha, Ani, depois de dez anos. Foto: Divulgação – Foto:

O anime foi exibido entre 2008 e 2011 no Japão, e, com leve atraso, também nos Estados Unidos. A série teve sua primeira temporada dublada e transmitida no Brasil, sendo uma adaptação da versão norte-americana, que contém cortes, abertura e encerramento diferentes, e alguns episódios reduzidos para dez minutos.

As outras duas temporadas não foram exibidas em terras tupiniquins e são consideradas raras por aqui (mas é possível encontrar alguns trechos em inglês no Youtube).

Yuna precisa ajudar Stitch a realizar 43 boas ações. Foto: Divulgação – Foto:

Por último, “Stitch e Ai” é uma série chinesa com co-produção norte-americana que segue os eventos do arco original e se passa após “Leroy e Stitch”.  Em seus 13 episódios tem, inclusive, seis cenas dos filmes “Lilo e Stitch” e “Lilo e Stitch II: Stitch deu defeito!”, mas não menciona e nem se posiciona em relação ao anime “Stitch!”.

A série mostra 626 capturado pelos Jaboodies, uma facção alienígena que quer roubá-lo para ter seu próprio experimento genético maligno. No entanto, a facção Woolagongs, com a mesma intenção, parte para sequestrar Stitch e, enquanto tenta roubá-lo da outra gangue, o alienígena escapa de volta para a Terra e vai parar na China.

“Stitch e Ai” tem uma história parecida com o núcleo de Lilo. Foto: Divulgação – Foto:

Lá, nas montanhas Huangshan, ele conhece Ai, uma menina que também está prestes a ser separada de sua irmã mais velha Jiejie. Nessa amizade um ajuda a lidar com o problemas do outro. Ai ajuda Stitch a lidar com os criminosos espaciais e ele a ajuda a ficar com sua família nas montanhas.

Jumba e Pleakly aparecem ainda para ajudar Stitch com um bug que ele está prestes a ter e que o tornará mal e gigante. Esse é o acontecimento que permeia os últimos episódios da série, e que é contornado por Ai e Stitch.

A série teve exibição na China em 2017 e no streaming Disney Now nos Estados Unidos, em 2018, mas foi logo retirada do catálogo em 2019. Atualmente existem poucas informações sobre “Stitch e Ai”, mesmo nos confins da internet.

Bônus: Você sabia que para lançar e promover o filme “Lilo e Stitch” a Disney realizou pequenos vídeos promocionais com vários crossovers com outros clássicos da empresa, como “O Rei Leão” e “A Pequena Sereia”? Confira abaixo alguns desses encontros:

Maíra Torres

Repórter do Liberal, produtora do Gold Morning e apresentadora do Resumo Gold na FM Gold. Entusiasta de animações desde que aprendeu a abrir os olhos e otaku recém-nascida. A doida que assiste três filmes seguidos no cinema.

Estúdio 52

Quer saber sobre aquela série que está bombando na internet? Sim, temos. Ou aquele jogo que a loja do seu console vai disponibilizar de graça? Ok. Curte o trivial e precisa dos lançamentos do cinema? Sem problema, é só chegar.