10 de maio de 2021 Atualizado 17:54

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

5 livros para aquecer o coração nesses tempos difíceis

Diante de tantas notícias tristes, a literatura pode servir como um lugar de conforto e até mesmo como um escapismo temporário; veja dicas de livros fofos

Por Marina Zanaki

18 mar 2021 às 09:23

As coisas estão muito difíceis no Brasil nas últimas semanas, e infelizmente tudo aponta que a situação ainda pode piorar. Para tentar frear o colapso do sistema de saúde provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), novas restrições entraram em vigor esta semana.

O isolamento social aliado às notícias trágicas afeta a saúde mental de todo mundo. Acredito que a literatura pode servir como um lugar de conforto e oferecer inclusive um escapismo, mesmo que temporário, desse momento tão difícil.

Fiz uma lista com cinco livros que acho que podem aquecer o coração. Nem todos são felizes, mas todos trazem histórias emocionantes e personagens que cativam. Se puder, fique em casa. E se achar que vai te fazer bem, leia um livro!

Mulherzinhas, Louisa May Alcott

O clássico da literatura americana acompanha a história de quatro irmãs durante a Guerra de Recessão. Repleto de cenas fofas e com reflexões morais, o livro chega a ser ingênuo em algumas passagens de felicidade doméstica em plena guerra – mas justamente por isso pode servir como um bálsamo nesse momento. Sua continuação, Boas Esposas, ganha maturidade e oferece uma história ainda mais gostosa de ler. De todas as indicações, essa é a mais certeira para aquecer o coração nesse momento.

Relatos de Um Gato Viajante, Hiro Arikawa

O livro conta a história de um gatinho viajando com seu dono pelo Japão, visitando amigos e revendo relacionamentos nesse processo. A originalidade da obra fica por conta do narrador, que é o próprio gato. Com passagens muito engraçadas proporcionadas pelo olhar do felino, o livro tem alguns momentos muito emocionantes.

Oceano no Fim do Caminho, Neil Gaiman

Um homem de meia-idade retorna para a casa de infância, e nessa viagem é invadido por lembranças do passado. Ele se lembra de uma amiga de infância e de um lago no fundo de uma fazenda onde coisas estranhas aconteceram. O livro é uma verdadeira fábula, com toques de fantasia e personagens inesquecíveis.

Tartarugas Até Lá Embaixo, John Green

A adolescente Aza Holmes sai em busca de um bilionário desaparecido, e nessa jornada terá que lidar com todos os desafios de sua condição de portadora de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo). O livro fala de amizades, relacionamentos e os desafios de olhar para dentro nesse difícil processo de crescer.

A Abadia de Northanger, Jane Austen

Qualquer livro da autora inglesa vai inundar o coração e te deixar feliz. Mas escolhi esse para indicar pelo tom de comédia que permeia a história, que se passa no século XIX. Uma moça ingênua de 17 anos que mora no interior da Inglaterra vai passar uma temporada em uma residência que lembra uma casa assombrada. Impressionável, a jovem vive situações que servem como paródia para os romances góticos da época. No final, a autora ainda faz uma inesperada reflexão que torna o livro ainda melhor.

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.