09 de julho de 2020 Atualizado 13:36

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Vereador de Sumaré testa positivo para o novo coronavírus

Câmara ficará fechada entre 25 e 29 de junho para desinfecção; dois assessores do vereador têm suspeita da doença

Por Marina Zanaki

25 jun 2020 às 17:46 • Última atualização 25 jun 2020 às 19:33

O vereador Sebastião Correa (PSDB), o Tião Correa, de Sumaré, testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Ele chegou a ter um dos pulmões comprometidos, mas fez o tratamento em casa e já está recuperado dos sintomas.

Sebastião Correia, o Tião Correa – Foto: Câmara de Sumaré/Divulgação

O resultado positivo foi recebido pelo vereador nesta quarta-feira (24). A câmara informou nesta quinta (25) que ficará fechada até o dia 29 de junho para desinfecção.

O vereador é o primeiro caso confirmado de Covid-19 na Casa, mas outros dois servidores estão afastados com suspeita para a doença. Ambos são assessores de Correa e estão clinicamente bem.

O parlamentar está afastado desde o dia 12 de junho, quando teve os primeiros sintomas. Ele procurou atendimento médico no dia 16, apresentando falta de ar.

Em tomografia, o médico constatou que um dos pulmões de Correa estava comprometido. O teste PCR foi feito logo no início dos sintomas e teve resultado negativo.

O médico não descartou coronavírus pois os sintomas tinham apenas começado.

Diante da suspeita, o parlamentar ficou em isolamento domiciliar. Ele tomou os medicamentos receitados e no dia 20 começou a apresentar melhora.

O vereador fez um teste rápido nesta quarta-feira, que teve resultado positivo. O parlamentar, que tem 62 anos, alertou para a gravidade da doença.

“A população tem que se conscientizar que não é brincadeira, é perigoso. Não pode se aglomerar, só sair de casa se for necessário mesmo”, alertou o parlamentar.

A esposa do vereador, que tem 44 anos, também contraiu a doença. Ela teve sintomas mais leves de gripe e perdeu o paladar.

DESINFECÇÃO
A Presidência da Câmara de Sumaré determinou o fechamento do prédio para desinfecção do coronavírus. As sessões estavam sendo realizadas de maneira presencial e sem público.

O expediente foi encerrado às 15h desta quinta-feira. As atividades legislativas e presenciais devem ficar suspensas até a próxima segunda-feira (29).

Podcast Além da Capa

O mais festejado dos cinco títulos mundiais da seleção brasileira? A resposta é subjetiva, depende da percepção de cada um. Independentemente disso, a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México, completa 50 anos sem ter ameaçado seu lugar no Olimpo do futebol. O ambiente de Americana naqueles dias de junho pauta essa edição do Além da Capa. O editor Bruno Moreira conversa com o repórter Rodrigo Alonso, além de contar com a contribuição de convidados.