25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Sumaré vai vacinar 30 mil pessoas na primeira fase

Plano de imunização foi divulgado nesta quinta; escolas e centros comunitários terão vacina nas seis regiões

Por André Rossi

14 de janeiro de 2021, às 15h24 • Última atualização em 14 de janeiro de 2021, às 17h47

A Prefeitura de Sumaré divulgou nesta quinta-feira (14) o plano municipal de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, serão imunizados cerca 30 mil pessoas na primeira fase, que envolve profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos.

Assim como em outras cidades da região, Sumaré segue o cronograma definido pelo Governo do Estado. A previsão é iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro.

A vacina – que por enquanto é a CoronaVac, do Instituto Butantan – será ofertada em escolas e centros comunitários distribuídos nas seis regiões da cidade. Haverá um ponto em cada região.

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Virginelli, a programação pode sofrer alterações. Isso porque o Ministério da Saúde deve divulgar em breve o plano nacional de imunização.

Nesta quinta-feira, a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) divulgou que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, teria garantido que a imunização contra Covid-19 começará em todo o país no dia 20 de janeiro.

No entanto, o Ministério da Saúde ainda não confirma a data. Em nota enviada ao LIBERAL, foi informado que um evento será realizado no início da semana que vem para divulgar o início da vacinação no Brasil.

“Estamos aguardando informações sobre a quantidade de doses da vacina que será disponibilizada para o município e as próximas orientações”, explicou Virginelli.

A vacinação começa com os profissionais de saúde. A primeira dose está prevista para 25 de janeiro, com a segunda a partir de 15 de fevereiro. Diferentemente da população em geral, eles serão vacinados em seus postos de trabalho.

Idosos com 75 anos ou mais recebem a primeira dose da vacina a partir de 8 de fevereiro e a segunda a partir de 1º de março. Depois, é a vez daqueles entre 70 a 74 anos (15 de fevereiro e 8 de março), seguido da população entre 65 a 68 anos (22 de fevereiro e 15 de março).

Por último, idosos de 60 a 64 anos (1º de março e 22 de março). Também será disponibilizada uma equipe volante para a vacinação de acamados.

A aplicação da dose será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Conforme necessidade, haverá plantões aos sábados. Confira abaixo todos os postos:

– Região Central: Centro Esportivo “Vereador José Pereira” – Rua Sebastião Raposeiro Júnior, nº 26.1, Vila Yolanda Costa e Silva;

– Picerno: EM Profª Neusa de Souza Campos – Rua das Rosas, nº 320, Parque Rosa e Silva;

– Nova Veneza: EE Ângelo Campo Dall’orto – Avenida São Paulo, nº 466, Jardim Nova Veneza;

– Área Cura: Associação Filantrópica do Parque Bandeirantes e Adjacências – Rua Alair Moreira, nº 25, Parque Bandeirantes I;

– Maria Antônia: EE Maria de Lourdes Martins – Rua Osvaldo Vacari, nº 777, Jardim Maria Antonia;

– Matão: EE Wadih Jorge Maluf – Rua Seis, nº 238, Jardim Santa Clara.

Publicidade