09 de julho de 2020 Atualizado 14:27

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Golpe do seguro

Guarda encontra desmanche de veículos com tecnologia à prova de som em Sumaré

Local, que reunia veículos do “golpe do seguro”, possuía câmeras de vigilância e bloqueadores de sinal de rastreamento

Por Leonardo Oliveira

25 jun 2020 às 13:59 • Última atualização 25 jun 2020 às 18:02

A Guarda Municipal de Campinas encontrou um desmanche clandestino de veículos no bairro Chácara Bela Vista, em Sumaré, nesta quarta-feira (24). O local reunia automóveis capturados através do “golpe do seguro” e possuía tecnologia à prova de som e bloqueadores de sinal de rastreamento.

Desmanche de veículos funcionava em imóvel do bairro Chácaras Bela Vista – Foto: Guarda Municipal de Campinas/Divulgação

Os agentes descobriram o imóvel após a prisão de dois homens no Jardim Centenário, em Campinas. Eles estavam com várias chaves e confessaram que elas eram de carros roubados. A dupla indicou o endereço do desmanche clandestino.

Mais de 20 veículos, sem qualquer identificação, foram achados no desmanche. “Eles retiravam a numeração do chassi, quebravam os vidros. A perícia encontrou pelo menos sete veículos que foram furtos de crime”, disse o comandante da Guarda, Márcio Frizarin.

A casa onde o desmanche funcionava tinha salas a prova de som para que os vizinhos não escutassem o que estava sendo feito no local, bloqueadores de sinal de rastreamento e câmeras de vigilância. Foi pelo uso do equipamento que os suspeitos que estavam no imóvel conseguiram fugir antes da ação da Guarda.

Os pedaços dos mais de 20 carros estavam espalhados pelos cômodos da casa, divididos por categoria, como peças de motor, suspensão, embreagem, pneus e lataria, todos sem placa.

“Era um esquema que os proprietários deixavam as chaves no porta-malas do carro para facilitar o roubo do veículo e o transporte para o desmanche e, com isso, aplicar o ‘golpe do seguro’”, afirmou o comandante.

Essa declaração foi dada após um dos presos confessar como funcionava o esquema. Os veículos e as peças foram apreendidos. A Polícia Civil de Sumaré deverá investigar o caso.

Podcast Além da Capa

O mais festejado dos cinco títulos mundiais da seleção brasileira? A resposta é subjetiva, depende da percepção de cada um. Independentemente disso, a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México, completa 50 anos sem ter ameaçado seu lugar no Olimpo do futebol. O ambiente de Americana naqueles dias de junho pauta essa edição do Além da Capa. O editor Bruno Moreira conversa com o repórter Rodrigo Alonso, além de contar com a contribuição de convidados.