26 de abril de 2024 Atualizado 10:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Costureira de Sumaré faz máscaras caseira para doação

Aparecida da Silva começou a costurar máscaras para a família, mas recebeu muitos pedidos depois que publicou a iniciativa no Facebook

Por Natalia Velosa

09 de abril de 2020, às 08h20

Desde o início da quarentena estabelecida pelo Brasil devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a corrida pela máscaras fez com que os produtos sumissem das farmácias. Com isso, muitos estão produzindo suas máscaras caseiras para se proteger do vírus. É o caso da costureira Aparecida da Silva, de 65 anos, que mora em Sumaré e começou a doar sua produção para quem precisasse.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

“Eu vi que não tinha mais máscaras para vender e fiz para minha família. Nisso, postei no meu Facebook e o pessoal do bairro começou a pedir para fazer também. Meu cunhado me doou o tecido de algodão e eu só peço pro pessoal me doar elástico, porque não tenho em casa e não posso sair para comprar”, contou Aparecida, que já produziu mais de 60 máscaras.

Foto: Divulgação
Aparecida começou a costurar máscaras para a família e, agora, recebe pedidos pelo produto

Por conta da pandemia, a costureira teve sua rotina alterada. Costumava frequentar o clube da terceira idade, mas agora está parada em casa desde o início da quarentena. “Nesse tempo difícil, não penso em ganhar e sim ajudar o próximo. Eu já estou parada mesmo em casa, não custa nada fazer as máscaras”, explicou.

Aparecida diz estar preocupada com a situação, mas que é preciso manter a calma e seguir as indicações corretamente. “Se não fosse tão grave, não pararia o mundo todo. Por isso, estou ajudando da forma que eu posso”.

Foto: Divulgação
Costureira pede doação de tecido e elástico para fabricar as máscaras

Quem se interessar, a costureira pede a doação de tecido de algodão e elástico. Para combinar a entrega da máscara, o contato é o (19) 98189-9696 e falar com Cláudio.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Orientações

O Ministério da Saúde tem lançado uma campanha digital pela mobilização da população para fabricar as próprias máscaras de pano. Mas, para isso, é preciso seguir algumas orientações como utilizá-las somente por cerca de duas horas, ter pelo menos duas camadas de pano e ter um tamanho suficiente para cobrir a boca e o nariz. O Ministério ressalta que a máscara é individual e quando for lavar, deve-se usar água sanitária e deixar de molho por cerca de dez minutos.

* Estagiária Natalia Velosa, sob supervisão de Talita Bristotti

Publicidade