26 de abril de 2024 Atualizado 16:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Vereador faz abaixo-assinado para reabrir UBS do Vista Alegre

Posto foi desativado no segundo semestre do ano passado pela Prefeitura de Santa Bárbara

Por Leonardo Oliveira

22 de fevereiro de 2021, às 08h13

O vereador Carlos Fontes (PSL) iniciou uma campanha para colher assinaturas para um abaixo assinado visando a reabertura do posto de saúde do Jardim Vista Alegre, desativado no segundo semestre do ano passado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.

Segundo o parlamentar, 400 pessoas já assinaram os documentos, espalhados em diversos locais da cidade, como igrejas e bares. Uma petição online também foi disponibilizada e havia colhido 448 assinaturas até a noite da última sexta-feira.

Posto do Vista Alegre foi desativado no segundo semestre do ano passado – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

A unidade de saúde foi construída no início do século após ser votada em uma reunião do orçamento participativo na gestão do ex-prefeito Adilson Basso, que atuou como chefe do executivo entre 1997 e 2000.

Com o fechamento do posto, o atendimento na rede primária de saúde foi centralizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) Regional Zona Sul – Dr. Joel Lincoln May Keese, no Santa Rita, e na UBS Dr. José Togeiro de Andrade, do Jardim São Francisco II/Santa Rita.

Fontes alega ter recebido centenas de reclamações de moradores do bairro. “Tem muitas pessoas idosas, gestantes, crianças, que agora tem que se deslocar cerca de três quilômetros a pé, quem não tem carro, para passar por uma consulta ou para medir a glicemia, pressão. Se tornou tudo difícil”, afirmou Fontes ao LIBERAL.

O parlamentar quer reunir 1 mil assinaturas para encaminhar ao Executivo, numa tentativa de pressionar a administração a reabrir o local.

“Acumulou hoje os atendimentos lá na UBS Regional da Zona Sul, acabou sufocando mais ainda lá, sendo que poderia continuar no Vista Alegre, que ia desafogar”, acrescenta.

A prefeitura foi questionada pelo LIBERAL sobre os motivos da unidade ter sido fechada e se havia previsão de reabrir o local. No entanto, a administração municipal não respondeu.

Publicidade