25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Reclamação

Terreno do São Fernando tem queimadas, descarte de entulho e até animal morto

Ao LIBERAL, morador do bairro barbarense afirmou que problemas afetam qualidade do ar na região

Por Leonardo Oliveira

29 de maio de 2020, às 13h30 • Última atualização em 29 de maio de 2020, às 16h09

Os moradores do Jardim São Fernando, em Santa Bárbara d’Oeste, reclamam de um terreno que têm acumulado focos de incêndio diariamente – ele fica entre as ruas Colina e Limeira. A situação tem afetado a qualidade do ar para quem mora nessa região.

Terreno sofre com queimadas em Santa Bárbara – Foto: Divulgação

O jovem aprendiz Leonardo Gonçalves, de 17 anos, percebe a incidência de queimadas desde que se mudou para o bairro, há cerca de dois anos. Agora, durante a quarentena, o problema tem ocorrido com maior frequência. “Todos os dias há um foco de incêndio nesse terreno, alguns são pequenos ou conseguimos ver antes de se alastrar, então nós moradores apagamos a tempo, porém alguns são extensos e não damos conta”, relatou ao LIBERAL.

E são os próprios munícipes que costumam colocar fogo no local, segundo Leonardo. Até animal morto ele chegou a achar nesse terreno. “Flagrei um senhor descartando entulho e uma outra pessoa fazendo necessidades no terreno, e também flagrei o cara ateando fogo, tudo isso num intervalo de 30 minutos”, conta.

A ocorrência de queimadas com maior frequência fez com que Leonardo tivesse que adaptar sua casa para superar a qualidade do ar. “Eu tenho problemas de respiração, precisei comprar um umidificador de ar para conseguir dormir, pois é toda noite com cheiro de queimada e muita fumaça pelas ruas”, acrescenta.

Questionada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste afirmou que o proprietário do terreno já foi notificado e autuado para manter o espaço limpo.

Podcast Além da Capa
Solidariedade e apoio aos necessitados marcam a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nas periferias da RPT (Região do Polo Têxtil). O LIBERAL visitou moradores do acampamento Roseli Nunes e da favela Zincão, em Americana, e da ocupação Vila Soma, em Sumaré, e observou como eles se unem para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi, que esteve nas comunidades, para repercutir essa apuração.

Publicidade