25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fiscalização

Santa Bárbara retoma fiscalização com 34 radares nesta sexta-feira

Cidade, que teve alta no número de mortes em acidentes neste ano, estava sem aparelhos para inibir velocidade há dois anos

Por Leonardo Oliveira

30 de abril de 2020, às 10h11 • Última atualização em 30 de abril de 2020, às 10h27

As avenidas de Santa Bárbara d’Oeste voltarão a contar com a fiscalização eletrônica de velocidade a partir de amanhã, após dois anos sem o monitoramento por conta de um imbróglio judicial.

Ao todo, serão 34 radares em 18 pontos diferentes da cidade. Mais da metade dos equipamentos fica nas avenidas Santa Bárbara ou São Paulo.

Os aparelhos deveriam ter voltado a funcionar em fevereiro deste ano – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_27.04.2020

Na via onde estão localizados os dois shoppings da cidade, foram 12 radares instalados em seis diferentes pontos. Já na Avenida São Paulo, dez equipamentos fiscalizarão a velocidade praticada pelos motoristas. A via foi a líder em mortes no trânsito no ano passado, com três óbitos.

Ainda há dois aparelhos nas avenidas Alfredo Contatto, Corifeu de Azevedo Marques, Prefeito Isaías Hermínio Romano, Bandeirantes, Laura Santos Machado e da Amizade. O limite varia de 50 km/h até 70 km/h.

Essas informações foram confirmadas ontem ao LIBERAL pelo secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi. “Os radares foram instalados com critérios técnicos em locais onde veículos transitam em alta velocidade. Estão devidamente sinalizados e, portanto, deverão ser mais um instrumento para contenção de acidentes”, disse.

Os novos equipamentos são mais modernos que os anteriores. Além de fiscalizar a velocidade, também serão usados no sistema de videomonitoramento e podem fornecer dados para investigações policiais.

Sem os equipamentos de fiscalização, Santa Bárbara registrou um aumento no número de acidentes fatais de trânsito nos primeiros três meses do ano.

Conforme mostrou o LIBERAL no domingo, foram dez mortes até março, número três vezes maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado, quando houve três óbitos, segundo dados do governo estadual.

O início da operação dos novos aparelhos foi reagendado duas vezes. Em janeiro, a prefeitura anunciou que pretendia que os radares entrassem em funcionamento na segunda quinzena de fevereiro. Depois, o prefeito Denis Andia (PV) disse que o início da operação aconteceria em março.

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) chegou a suspender a instalação dos aparelhos por conta da suspeita de contaminação de um dos trabalhadores da empresa Perkons, responsável pelo serviço. Posteriormente, o caso foi descartado e o trabalho retomado.

O vínculo com a antiga fornecedora dos aparelhos, DCT Tecnologia, venceu em fevereiro de 2018. A empresa Perkons foi habilitada para operar os radares após um imbróglio judicial que começou em março do ano retrasado e só teve desfecho em novembro de 2019. O contrato firmado é de um ano, prorrogável por mais três, ao custo de R$ 1,8 milhão por cada período de 12 meses.

OndeRadarLimite
Av. Santa Bárbara, cruzamento com a Rua Juvenal Siqueira Santos2 radares50km/h
Av. Santa Bárbara, próximo ao Córrego Ponte Funda2 radares70km/h
Av. Santa Bárbara, próximo à Rua Humberto Materazzo2 radares70km/h
Av. Santa Bárbara, próximo à Rua Humberto Materazzo2 radares70km/h
Av. Santa Bárbara, no acesso da Rua da Agricultura para a Rua Humberto Materazzo 2 radares70 km/h
Av. Santa Bárbara, no acesso da Rua Humberto Materazzo para a Rua da Agricultura 2 radares70 km/h
Av. São Paulo, próximo ao cruzamento com a Rua do Couro2 radares60km/h
Av. São Paulo, próximo ao cruzamento com a Rua do Petróleo 2 radares60km/h
Av. São Paulo, próximo à rotatória da Av. Antônio da Loja2 radares60km/h
Av. São Paulo, no cruzamento com a Rua Lorena2 radares60km/h
Av. São Paulo, no cruzamento com a Av. da Amizade2 radares60 km/h
Av. Corifeu de Azevedo Marques, próximo à Rua General Câmara 1 radar50km/h
Av. Corifeu de Azevedo Marques, próximo à Rua General Osório1 radar50km/h
Av. da Amizade, no cruzamento com a Av. São Paulo2 radares60km/h
Av. Prefeito Isaías Hermínio Romano, próximo à Rua Mário Siqueira Santos2 radares50km/h
Av. dos Bandeirantes, próximo ao Sesi 2 radares50km/h
Av. Alfredo Contatto, no cruzamento com a Rua França2 radares50km/h
Av. Laura Santos Machado 2 radares60km/h

Publicidade