25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Levantamento

Santa Bárbara registra maior alta de mortes por Covid-19 entre 91 cidades

Aumento percentual foi de 13,7% no período de acordo com plataforma lançada pela USP e Unesp, que analisa dados de 91 municípios do Estado

Por Marina Zanaki

28 de agosto de 2020, às 08h13 • Última atualização em 28 de agosto de 2020, às 11h24

Santa Bárbara d’Oeste teve o maior crescimento percentual de mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) nos últimos sete dias entre 91 cidades do Estado de São Paulo. O levantamento consta em uma plataforma lançada pela USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) que analisa os dados dos municípios que concentram 92% dos casos de todo o Estado.

Entre 20 e 26 de agosto, as mortes passaram de 102 para 116 em Santa Bárbara, um aumento de 13,7%. Nesta quinta-feira, a prefeitura informou mais duas mortes, chegando a 118 vítimas.

Americana aparece na 14ª posição. O município passou de 103 para 111 vítimas no período, um crescimento de 7,7% em sete dias – outras duas mortes foram confirmadas nesta quinta. As demais cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) não aparecem no ranking, que traz apenas os 20 municípios com maior e os 20 com menor crescimento percentual de mortes.

Coordenador do projeto, Wallace Casaca analisou os dados de Santa Bárbara e acredita que deve levar algumas semanas para que os óbitos comecem a cair na cidade.

“Um dado que é muito gritante no caso de Santa Bárbara são os novos óbitos. Começou mais precisamente em agosto a subir bastante. O ideal seria que curva começasse a descer, mas não, subiu, chegou no topo e parou. Ainda vai uma, duas, ou até três semanas para diminuir, ou até mais”, analisou Casaca, que é doutor em Ciência da Computação.

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara informou que a taxa de letalidade (proporção de mortes em relação ao número de contaminados) está abaixo de 3% na cidade, inferior à média estadual. No município, a proporção é de 2,8%, enquanto no Estado está em 3,8%.

“A Prefeitura segue trabalhando ininterruptamente para reduzir o número de casos e de óbitos, além de oferecer todo o suporte da rede municipal de Saúde para os pacientes acometidos pela doença, com ampliação de leitos de UTI e clínicos, implantação de um Hospital de Campanha e anexos específicos para atendimento de Covid-19 nos Prontos Socorros”, destacou o Executivo.

Vítimas
Outras duas mortes tiveram a causa confirmada como novo coronavírus em Santa Bárbara. Um dos pacientes tinha 75 anos, morava na região central, e morreu em 16 de agosto. O outro tinha 54 anos, morava na região do São Francisco, e morreu na quarta-feira.

Americana e Sumaré informaram, cada uma, mais uma morte pela Covid-19. Com isso, chegaram a 113 e 182 óbitos, respectivamente.

Hortolândia confirmou mais duas mortes, e tem agora 116 vítimas da pandemia.

Publicidade