02 de março de 2021 Atualizado 19:28

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

6º NO CARGO

Novo Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Devair toma posse dia 16

Cerimônia acontece em missa solene marcada para as 9h30, na Sé Catedral Santo Antônio, com número reduzido de pessoas

Por Rodrigo Alonso

10 jan 2021 às 08:24

A posse canônica de Dom Devair Araújo da Fonseca como 6º Bispo Diocesano de Piracicaba acontece no próximo dia 16, na Sé Catedral Santo Antônio, em Piracicaba. A cerimônia ocorre em missa solene marcada para as 9h30, com número reduzido de pessoas.

Segundo a Diocese de Piracicaba, que também abrange Santa Bárbara d’Oeste, entre outras cidades, houve uma mudança no local da celebração. A princípio, sua realização seria no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, também em Piracicaba.

Os fiéis poderão acompanhar o evento pela REDEVIDA de Televisão e pelas redes sociais da diocese – Facebook e Youtube.

Dom Devair foi nomeado pelo Papa Francisco em novembro – Foto: Divulgação / Diocese de Piracicaba

O Papa Francisco nomeou Dom Devair como Bispo Diocesano de Piracicaba no dia 11 de novembro. Ele substitui Dom Fernando Mason, que deixou o cargo por ter completado, em janeiro de 2020, 75 anos de idade – quando isso acontece, a Igreja pede para que o bispo renuncie, medida prevista no Código de Direito Canônico.

Dom Devair era bispo titular de Uzali, auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Brasilândia.

Nascido em Franca, ele entrou no Seminário Maior Nossa Senhora do Patrocínio, em sua cidade natal, em 1992. Cursou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia, em Franca, e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1998, na Paróquia São Sebastião, em Franca. É mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. Também participou do curso de especialização para formadores nos seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté.

Aniversário
Na próxima quinta-feira (14), também na Sé Catedral Santo Antônio, haverá uma missa em comemoração ao aniversário de Dom Fernando Mason, que completa 76 anos no dia 21. A celebração começa às 20 horas, com restrição no número de fiéis, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19).

Cada paróquia será representada por cinco pessoas. Também terá um representante de cada equipe diocesana.

Além de ter sido o 5º Bispo Diocesano de Piracicaba entre 2005 e 2020, Dom Fernando atua como administrador apostólico da diocese. Ele ficará nessa função até a posse de Dom Devair.

Publicidade