27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ZONA RURAL

Incêndio de grandes proporções atinge área de canaviais em Santa Bárbara d’Oeste

Fumaça tomou conta do local, que perto de usina, e podia ser vista de diversos pontos de Santa Bárbara e Americana nesta segunda-feira

Por Pedro Heiderich

05 de julho de 2021, às 19h16 • Última atualização em 05 de julho de 2021, às 19h19

Um incêndio na tarde desta segunda-feira (5) atingiu canaviais no Santa Rita de Cássia, em Santa Bárbara d’ Oeste. Os canaviais ficam na entrada de uma estrada vicinal, com acesso pela estrada Ernesto de Cillo, pouco após a Usina de Cillo.

Morador registra o incêndio; fogo foi controlado pelos bombeiros – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Por volta das 15h, uma grande fumaça tomou conta do local e podia ser vista de diversos pontos de Santa Bárbara e de Americana. Além da fumaça, a fuligem da queimada se espalhou pela região.

O fogo no mato se alastrou para os canaviais às margens da Rodovia Ernesto de Cillo. A altura das chamas atraiu curiosos que passavam pelo trecho da rodovia e pararam para registrar o incêndio.

Fogo atingiu também as margens da Ernesto de Cillo – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Ao lado do acostamento, o engenheiro Vagner José de Miranda e seu filho tiveram o passeio de bicicleta na estrada vicinal frustrado com a queimada.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“A gente ia dar uma volta, mas o fogo pegou tudo e agora não vai ter mais passeio, vamos ter que voltar”. O engenheiro conta que costuma passear de bicicleta no local. “Um ano que ando aqui e nunca vi um incêndio assim”.

Fumaça se espalhou pela região do ocorrido – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Caminhoneiros chegaram a parar seus veículos para decidir se iam adentrar a estrada vicinal, que já tinha a entrada tomada pela fumaça.

Um caminhão pipa do Corpo de Bombeiros atendeu à ocorrência e o fogo foi controlado. Ninguém ficou ferido.

A reportagem questionou a prefeitura de Santa Bárbara sobre o combate a queimadas e medidas tomadas para evitar este tipo de incêndio, mas não recebeu retorno.

Prefeitura realiza trabalho conjunto para combater queimadas – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Há pouco mais de um mês, o prefeito Rafael Piovezan (PV) reuniu representantes do Grupo Raízen, CPFL, Corpo de Bombeiros e DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para elaborar trabalho em conjunto, visando o combate aos incêndios.

O objetivo é ampliar ainda mais a fiscalização de atos e conscientização da sociedade, com ações intensas em meio ao período de estiagem.

Incêndio em canavial de Santa Bárbara – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

No ano passado, a administração municipal fez um apelo à empresa Raízen, para que a mesma fiscalize as queimadas em áreas de plantio de cana em que atua.

Publicidade