26 de fevereiro de 2021 Atualizado 11:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Abastecimento

ETE Barrocão começa a funcionar em Santa Bárbara

Com isso, cidade atinge 100% de eficiência no tratamento de esgoto, de acordo com a prefeitura

Por Leonardo Oliveira

04 fev 2021 às 21:26

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Barrocão passou a funcionar de maneira efetiva nesta semana em Santa Bárbara d’Oeste. A estrutura estava operando em testes e agora passa a garantir uma eficiência de 100% no tratamento do esgoto coletado, segundo a prefeitura.

ETE Barrocão entrou em funcionamento efetivo nesta semana – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação

O efluente gerado pela Zona Leste da cidade será destinado para essa ETE, com capacidade para atender cerca de 60 mil moradores e com possibilidade de ser ampliada caso haja necessidade. O dispositivo de tratamento de esgoto fica na Estrada da Cachoeira, próximo ao Córrego Barrocão.

Segundo PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), o DAE (Departamento de Água e Esgoto) coleta 99,6% do esgoto gerado no município. Esse dado é importante, pois a eficiência no tratamento de nada adianta se o município coleta apenas uma pequena parte dos efluentes gerados.

No caso de Santa Bárbara, quase todos os imóveis têm seu esgoto coletado, de acordo com o que consta no plano. “Atualmente, a cidade possui 68.493 ligações de esgoto e uma rede coletora de 713,74 km”, informou a prefeitura ao ser questionada pelo LIBERAL.

Foram investidos R$ 17,7 milhões na construção da ETE Barrocão, que teve as obras concluídas no final do ano passado. Agora, as ETEs do Nova Conquista e do Condomínio Joias de Santa Bárbara serão desativadas, pois não precisarão mais ser usadas.

As duas estruturas colecionavam reclamações dos moradores – a ETE dos Joias de Santa Bárbara, inclusive, foi matéria do LIBERAL nos últimos anos, pelo forto odor que emitia, dificultando a vida dos moradores do condomínio residencial.

Publicidade