22 de junho de 2024 Atualizado 17:24

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

LEGISLATIVO

Comissão de Finanças reprova contas de 2018 do ex-prefeito Denis Andia, em Santa Bárbara

Parecer desfavorável do TCE apontou irregularidades no exercício; ex-chefe de Executivo cita crise econômica nacional

Por Ana Carolina Leal

15 de junho de 2024, às 08h34 • Última atualização em 15 de junho de 2024, às 08h36

A Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Economia da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste reprovou a prestação de contas do ex-prefeito Denis Andia referente ao ano de 2018.

Andia disse que 2018 foi um ano de grandes desafios devido à severa crise econômica no Brasil – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Em entrevista ao LIBERAL, Andia afirmou que 2018 foi um ano de grandes desafios devido à severa crise econômica que o Brasil enfrentava, o que dificultou a tomada de decisões administrativas.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O projeto de decreto legislativo que rejeita as contas do exercício de 2018 foi protocolado na câmara na última quarta-feira (12). Os membros da comissão justificaram a reprovação com base no parecer desfavorável emitido pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

Entre as irregularidades apontadas pelo TCE-SP estão o desequilíbrio na gestão fiscal, o aumento da dívida de longo prazo, alterações orçamentárias feitas por decretos, o não recolhimento de encargos sociais e o pagamento de horas extras com a despesa de pessoal acima do limite prudencial.

O relatório também mencionou pagamentos acima do teto constitucional, superlotação de salas de aula e a idade avançada da frota escolar, que não atende às recomendações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Além disso, o parecer destacou problemas no sistema de saúde, como o longo tempo de espera para exames, consultas e procedimentos cirúrgicos, e o pagamento excessivo de horas extras.

O projeto de decreto legislativo será agora discutido e votado pelos vereadores. O presidente do Legislativo, Paulo Monaro (PSD), deverá convocar uma sessão extraordinária.

Em sua defesa, Denis Andia destacou que 2018 foi um ano difícil, mas que sua administração sempre priorizou o bem-estar da população. Ele afirmou que investiu em novas unidades de saúde e contratou mais médicos e profissionais da área.

“Famílias com menos da metade de sua renda passaram a procurar por vagas em creches e escolas públicas. Precisamos ampliar nossa assistência social para as famílias que não tinham o que comer”, disse Andia.

O ex-prefeito também ressaltou que o Ministério Público apoiou as decisões tomadas por sua administração em 2018, reconhecendo o esforço feito para manter e ampliar os serviços públicos na cidade durante aquele período.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Ele ainda mencionou que os moradores de Santa Bárbara d’Oeste testemunharam a transformação positiva que a cidade viveu durante seus mandatos, destacando a reeleição inédita como prova do reconhecimento de seu trabalho.

Outros exercícios

Em relação às contas de exercícios anteriores, em abril deste ano, a câmara aprovou as contas de Andia relativas ao exercício de 2017. Já em dezembro do ano passado, o Legislativo rejeitou as contas de 2016, mas recentemente, a 1ª Vara Cível de Santa Bárbara suspendeu o decreto legislativo dessa reprovação.

Publicidade