03 de julho de 2024 Atualizado 10:21

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

RPT tem cinco pontos para acesso de remédios à base de canabidiol pelo SUS

Itens são para tratar pacientes com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, além do complexo da esclerose tuberosa

Por Ana Carolina Leal

01 de julho de 2024, às 07h39 • Última atualização em 01 de julho de 2024, às 09h29

A RPT (Região do Polo Têxtil), que inclui os municípios de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, conta com cinco pontos de solicitação e retirada gratuita de produtos à base de canabidiol pelo SUS (Sistema Único de Saúde), um em cada cidade. A informação foi divulgada na última quinta-feira (27) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Os produtos, destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, bem como complexo da esclerose tuberosa, começaram a ser disponibilizados a partir desta semana.

Canabidiol – Foto: Imagem de jcomp no Freepik

Para ter acesso ao canabidiol, o paciente deve comparecer a uma das FME (Farmácias de Medicamentos Especializados) com o formulário de indicação preenchido pelo médico.

Além do formulário médico, os pacientes devem apresentar exames como eletroencefalograma, hemograma, creatinina e eletrólitos (cálcio, sódio, potássio e magnésio), bem como de transaminases glutâmico oxalacética (TGO) e pirúvica (TGP).

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Para pacientes com complexo da esclerose tuberosa serão necessários exames de imagem, como tomografia computadorizada de crânio ou ressonância magnética do encéfalo, todos acompanhados de laudo médico.

Todos os documentos entregues à farmácia serão enviados para análise pela Secretaria de Estado de Saúde. “Depois de uma extensa análise das informações existentes na literatura, encontramos evidências suficientes para que se possa recomendar para alguns pacientes portadores dessas três condições clínicas, produtos derivados de cannabis, especificamente o canabidiol”, afirma José Luiz Gomes do Amaral, médico e assessor técnico da SES.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

O canabidiol é contraindicado para dependentes químicos, grávidas, lactantes, crianças menores de 2 anos e pessoas com hipersensibilidade a algum componente da fórmula.

Como solicitar

Os pacientes precisam acessar o site www.saude.sp.gov.br e, por meio da função de busca, procurar por “Canabidiol”. Em seguida, devem clicar em “medicamentos”, rolar a página para baixo e clicar em “produto de canabidiol para fins medicinais”. Lá, é possível encontrar os formulários para o médico e o paciente, que, após preenchidos, devem ser entregues na FME mais próxima.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

O canabidiol é indicado para tratar três doenças:

Síndrome de Dravet: Epilepsia grave com crises febris clônicas, generalizadas ou unilaterais, prolongadas no primeiro ano de vida, causando atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Síndrome de Lennox-Gastaut: Epilepsia severa com crises recorrentes (generalizadas ou focais, tônicas ou mioclônicas, atônicas) e deficiência intelectual, afetando 2% a 3% das epilepsias infantis, geralmente em crianças de 1 a 7 anos.

Complexo da Esclerose Tuberosa: Doença neurocutânea genética com tumores afetando múltiplos órgãos, incluindo o sistema nervoso central. Caracterizada por crises epilépticas precoces, atraso no neurodesenvolvimento, disfunções cognitivas e lesões de pele.

Locais para solicitação e retirada dos medicamentos na RPT

  • Americana Rua Dom Pedro 2, 87, Centro (19) 3462-2827 ou 3462-2845 FME Campinas
  • Hortolândia Avenida Francisco de Assis, 46, Vila Real (19) 3819-3048 ou 3897-6062 FME Campinas
  • Nova Odessa Avenida João Pessoa, 833, Centro (19) 3476-8194 no ramal 8132 FME Campinas
  • Santa Bárbara Rua Graça Martins, 45, Centro (19) 3464-9364 FME Campinas
  • Sumaré Avenida Três de Maio, 50, Jardim Primavera (19) 3399-6003 FME Campinas.

Publicidade