25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PREVISÃO

Virada do Ano poderá ter chuva em Americana e região

Mudança no tempo pode trazer temporais entre esta segunda e terça-feira; condições chuvosas permanecem até 5 de janeiro

Por Marina Zanaki

27 de dezembro de 2021, às 15h43 • Última atualização em 27 de dezembro de 2021, às 16h00

Variação climática já pôde ser observada nesta segunda-feira – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

Uma mudança no tempo, que já pôde ser observada nesta segunda-feira (27) em Americana e região, deve trazer chuvas recorrentes até os primeiros dias de janeiro. A Virada de Ano poderá ser marcada com precipitações, e a região tem chance de registrar temporais nesta segunda e terça-feira.

Segundo o meteorologista Bruno Kabke Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, há um aumento na instabilidade, favorecendo a ocorrência de chuvas.

“A partir de quarta-feira, tem previsão de pancadas mais isoladas. Depois disso, céu parcialmente nublado e pancadas de chuvas todos os dias”, explicou o pesquisador.

A mudança está relacionada a um sistema de baixa pressão atmosférica que está no litoral do Paraná e traz umidade para São Paulo.

“Esse sistema vai se afastando do País a partir de quarta-feira e adentrando no Oceano Atlântico. Mesmo assim, vai ajudar a organizar um canal de umidade que vai atuar sobre o Sudeste, produzindo mais chuvas principalmente em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Mas São Paulo também vai ser afetado”, indicou o meteorologista.

As características de zona de convergência de umidade vão operar ao longo da semana. “Então teremos muitas nuvens, especialmente no período da tarde, que tem aquecimento pelo sol e isso reforça a instabilidade. Aí essa entrada de umidade que alimenta esse sistema favorece pancadas de chuvas todos os dias”, disse Bruno.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Essas condições devem se manter até 5 de janeiro, segundo os modelos numéricos. Contudo, mudanças ainda podem ocorrer na previsão ao longo dos dias.

Temperatura
Os termômetros não sofrerão alteração nos próximos dias, oscilando nas mínimas e máximas entre 20° e 30°.

“As temperaturas vão depender da condição da nebulosidade do ar. Em alguns dias com períodos mais prolongados de sol, a temperatura aumenta mais. Mas deve oscilar pouco nos próximos dias”, explicou o meteorologista.

Publicidade