29 de abril de 2024 Atualizado 22:54

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SAÚDE

Veja como será o Dia D da vacinação contra gripe em Americana e região neste sábado

Em Nova Odessa, também haverá imunização contra dengue de Covid-19, além de avaliação bucal

Por Redação

12 de abril de 2024, às 16h40

O Dia D da vacinação contra a gripe, marcado para este sábado (13), acontecerá em todos os municípios do Estado neste sábado, inclusive os da RPT (Região do Polo Têxtil). A aplicação será apenas em pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (veja lista abaixo).

Em Nova Odessa, também haverá imunização contra dengue e Covid-19, além de avaliação bucal gratuita. A ação ocorre das 7h às 17h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) 7 – Rua Alexandre Bassora, nº 833-651, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

No caso da dengue, apenas crianças de 10 e 11 anos podem se vacinar, desde que não tenham tido dengue nos últimos seis meses.

Americana

Em Americana, o Dia D da vacinação contra a gripe acontece das 8h às 16h, nas UBSs dos bairros Vila Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Parque Gramado, Jardim Boer, São Domingos e Jardim São Paulo.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Os profissionais de saúde também vão atualizar a caderneta de vacinação e realizar a pesagem do Bolsa Família, condição necessária para avaliação nutricional das pessoas beneficiadas pelo programa do governo federal.

A vacina contra a gripe – Foto: Marilia Pierre/Prefeitura de Americana

Todos os profissionais dos grupos prioritários devem comprovar atuação por meio de holerite, crachá ou carteira de conselho de classe. Para a vacinação das crianças, os pais ou responsáveis legais têm de apresentar a caderneta de vacinação de rotina dos menores.

No caso das pessoas com comorbidades, elas precisam estar com receita, laudo ou carta médica que comprove a doença. Os indivíduos com deficiência permanente podem apenas se autodeclarar.

Santa Bárbara

Em Santa Bárbara d’Oeste, a imunização será das 8h às 16h, nas UBSs Linópolis, Grego/Furlan, 31 de Março, Esmeralda, Planalto do Sol 2, Regional Zona Sul, São Francisco, Mollon, Laudissi/Romano, Cidade Nova, Cruzeiro do Sul e Europa. Não há necessidade de agendamento.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Para receber a dose, é necessária a apresentação de documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS, além de algum documento que comprove pertencer ao grupo elegível, quando for o caso.

Todos os profissionais dos grupos prioritários devem comprovar a atuação por meio de holerite, crachá ou carteira de conselho de classe para receberem o imunizante.

Hortolândia

Em Hortolândia, a ação se estende das 8h às 17h, em cinco UBSs : Amanda II, Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo e Rosolém. A Secretaria de Saúde reforça para a população que, para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto e CPF.

A pasta ressalta que também haverá as vacinações que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, com exceção da BCG. Por isso, é importante que as famílias ou os responsáveis levem a carteira de vacinação de crianças e adolescentes.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Dentre as vacinas do calendário que estarão disponíveis está a vacina contra o HPV. A secretaria lembra que, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra o HPV passa a ser feita com dose única. A dose única é disponibilizada para crianças de 9 a 14 anos. A vacina também será oferecida para adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados contra o HPV.

No Dia D também será feita vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de 7 meses até menos de 12 anos.

Sumaré

Em Sumaré, a iniciativa ocorre das 8h às 15h30, em todas as unidades de saúde, com exceção da USF Viel. Para receber a dose, basta apresentar a carteira de vacinação ou documento de identificação.

A prefeitura ressalta que a vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores e para quem tem alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Confira a lista completa dos grupos prioritários de vacinação, segundo o governo estadual

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
  • Profissionais de saúde
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Professores do ensino básico e superior
  • Povos indígenas
  • Quilombolas
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
  • Trabalhadores portuários
  • População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas

As notícias do LIBERAL sobre Americana e região no seu e-mail, de segunda a sexta

* indica obrigatório

Publicidade