Vagas de trabalho disponibilizadas aumentam 17% em 2019

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Americana e Casa do Trabalhador de Santa Bárbara d'Oeste ofertaram no ano passado 4957 vagas formais de emprego


A quantidade de vagas disponibilizadas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Americana e pela Casa do Trabalhador de Santa Bárbara d’Oeste aumentou 17% no ano passado. Foram 4957 oportunidades divulgadas nas duas cidades e 4217 em 2018.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
A costureira Carla e a analista de RH da empresa que a contratou, Ana Carolina; processo via Casa do Trabalhador facilita seleção

O número de oportunidades em Americana aumentou de 1570 para 1928. As vagas mais disponibilizadas no posto no ano passado foram de faxineiro, auxiliar de produção, auxiliar de cozinha, costureiro, motorista, porteiro, vendedor, almoxarife, serralheiro e revisor de tecidos.

A quantidade de candidatos encaminhados também cresceu e está bem acima da disponibilidade de vagas. Em 2018, foram encaminhadas 14.667 pessoas. Em 2019, esse número subiu para 16.846.

O PAT de Americana não contabiliza a quantidade contratados a partir das vagas oferecidas, já que muitos candidatos são reaproveitados em outros processos seletivos. De acordo com o posto, o crescimento nas vagas tem relação com “confiança empresarial na melhora da economia e nas novidades da reforma trabalhaista”.

A Casa do Trabalhador de Santa Bárbara d’Oeste, órgão municipal que funciona dentro do Desenvolve S. Bárbara, publicou 3029 vagas de trabalho no ano passado. Em 2018, haviam sido 2647 vagas.

Coordenadora da Casa do Trabalhador, Patrícia Benhame credita o aumento no número de vagas ofertadas a um reaquecimento da economia, pois as oportunidades surgiram em diversas áreas.

“O objetivo da Casa do Trabalhador é estreitar o relacionamento da empresa com o candidato. Então, a gente não encaminha só o currículo, encaminha o candidato”, explicou.

OPORTUNIDADE

Analista de Recursos Humanos do Grupo Elis, empresa de Santa Bárbara d’Oeste que atua no ramo têxtil, Ana Carolina de Freitas apontou que a Casa do Trabalhador facilita o processo de seleção pois encaminha candidatos que se encaixam no perfil buscado.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Carla de Lima Bueno Pereira foi contratada há cerca de duas semanas

“Sempre que tem acima de três vagas, ou uma vaga mais difícil de um perfil que bata na nossa porta, fazemos a divulgação com eles [Casa do Trabalhador] para ter um retorno maior”, explicou Ana Carolina.

A costureira Carla de Lima Bueno Pereira, de 32 anos, foi contratada pelo Grupo Elis há cerca de duas semanas após ter sido encaminhada pelo Desenvolve S. Bárbara.

“Acho que é melhor passar pela Casa do Trabalhador. Querendo ou não é uma indicação, já faz entrevista. Se você entrega currículo, deixa na portaria, às vezes chamam, às vezes não”, comentou a costureira.

Perfil muda e vendas ganham espaço na região

 

Nos últimos anos, o perfil das vagas disponibilizadas na Casa do Trabalhador de Santa Bárbara d’Oeste mudou. Antes mais ligadas à área industrial, principalmente no ramo têxtil, as contratações têm se concentrado na área de vendas. A análise é da coordenadora da Casa do Trabalhador, Patrícia Benhame.

“A área comercial está com um pouco mais de espaço. Quando tem vendedor, consultor, tende a contratar mais do que operacional, que seria mais produção”, explicou a coordenadora.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

A Casa do Trabalhador de Santa Bárbara d’Oeste recebe vagas em todas as áreas e com diferentes graus de escolaridade. “São todos os perfis, desde jovem aprendiz, até pessoas com mais qualificação e escolaridade, desde cargos operacionais, administrativos e subgerenciais”, disse Patrícia.

A coordenadora analisou ainda que um dos maiores entraves para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho é a baixa escolaridade dos candidatos, e apontou para a importância de buscar qualificação profissional.

ONDE FICAM:

PAT de Americana – Rua Anhanguera, 16 – Centro | F: 3461-0289

Casa do Trabalhador – Rua do Ósmio, 975 – Vic Center | F: 3499-1015

Vagas
Confira AQUI outras oportunidades de emprego anunciadas no Classimais, o classificados do jornal LIBERAL.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora